UMA CRÍTICA HISTÓRICO-DEMOCRÁTICA AO SISTEMA BRASILEIRO DE PRECEDENTES JUDICIAIS EM FAVOR DA CRIATIVIDADE FORENSE

Autores

  • Paulo de Freitas Campos Neto Universidade Tiradentes https://orcid.org/0000-0001-5581-1802
  • América Cardoso Barreto Lima Nejaim Universidade Federal da Bahia
  • Clara Cardoso Machado Jaborandy Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2022.65799

Resumo

Este trabalho aborda a implementação da teoria dos precedentes judiciais no ordenamento jurídico brasileiro, voltando-se, referencialmente, à autonomia decisória do magistrado, em razão da inserção de novos mecanismos de uniformização jurisprudencial atrelada ao silogismo exegético no método decisório. Parte-se, então, para um estudo histórico acerca da edificação do Poder Judiciário, transpassando as teorias políticas de divisão do poder estatal. Em seguida, analisa-se os pontos dissociativos entre a cultura jurídica brasileira e a doutrina dos precedentes judiciais adotada pelo CPC/15, atentando-se ao prejuízo sofrido pela criatividade dos servidores togados e, por fim, abordam-se as técnicas hábeis à promoção da superação dos precedentes judiciais, visando conciliar a figura do juiz criativo com os enunciados normativos advindos das cortes superiores.

Biografia do Autor

Paulo de Freitas Campos Neto, Universidade Tiradentes

Mestrando em Direitos Humanos e Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes. Bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Integrante do grupo de pesquisa “Direitos Fundamentais, Novos Direitos e Evolução Social”, registrado no diretório do CNPq. Aracaju/SE.

América Cardoso Barreto Lima Nejaim, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Direito Processual Civil e Graduada em Direito pela Universidade Tiradentes. Professora da Universidade Tiradentes. Advogada. Conselheira Federal da OAB. Aracaju/SE. 

Clara Cardoso Machado Jaborandy, Universidade Tiradentes

Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Direito Público pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe. Professora do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e da Graduação em Direito da Universidade Tiradentes. Coordenadora do grupo de pesquisa “Direitos Fundamentais, Novos Direitos e Evolução Social”, presente no diretório do CNPq. Advogada. Aracaju/SE.

Downloads

Publicado

2022-10-03

Como Citar

Campos Neto, P. de F., Nejaim, A. C. B. L., & Machado Jaborandy, C. C. (2022). UMA CRÍTICA HISTÓRICO-DEMOCRÁTICA AO SISTEMA BRASILEIRO DE PRECEDENTES JUDICIAIS EM FAVOR DA CRIATIVIDADE FORENSE. Revista Eletrônica De Direito Processual, 23(3). https://doi.org/10.12957/redp.2022.65799