JURISDIÇÃO NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO: CRITÉRIOS PARA A TUTELA DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA SOB A ÓTICA DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA

Autores

  • Leonardo Longen do Nascimento Fundação Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC
  • Feliciano Alcides Dias Fundação Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2022.64961

Palavras-chave:

Estado Democrático de Direito, hermenêutica filosófica, dignidade da pessoa humana, atividade jurisdicional, critérios

Resumo

O artigo se propõe a analisar a tutela da dignidade da pessoa humana por meio da jurisdição no Estado Democrático de Direito contemporâneo. No desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental aliada ao “método” fenomenológicohermenêutico. A partir de uma revisitação do papel da jurisdição sob a ótica da hermenêutica filosófica, observa-se que esta constitua um juízo autônomo de justiça, que avalia a legitimidade e filtra os discursos que se chocam em um caso concreto a partir da dignidade da pessoa humana, tida como fundamento e finalidade da ordem jurídica.

Biografia do Autor

Leonardo Longen do Nascimento, Fundação Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC

Assistente de Procuradoria de Justiça do Ministério Público do Estado de Santa Catarina – MPSC. Mestrando em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB. Pós-graduado em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional - ABDConst. Blumenau/SC, Brasil. E-mail: lldnascimento@furb.br.

Feliciano Alcides Dias, Fundação Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC

Doutor em Direito Público pela UNISINOS. Mestre em Ciências Jurídicas pela UNIVALI. Professor na Universidade Regional de Blumenau - FURB, atuando na Graduação (titular de Direito Processual Civil e Direito Civil) e no Programa de Mestrado em Direito (PPGD). Coordenador da Escola de Magistratura do Estado de Santa Catarina – ESMESC, extensão em Blumenau (SC). Líder do grupo de pesquisa SINJUS - Sociedade, Instituições e Justiça (CNPq-FURB). Integrante dos grupos de pesquisa Direitos Fundamentais, Cidadania & Justiça e Direito, Tecnologia e Inovação – DTIn (CNPq-FURB). Membro do Grupo de Pesquisa Constitucionalismo Pós-Moderno, Hermenêutica e Processo: direitos humanos e novas tecnologias (CNPq-UNOESC). Diretor do Centro de Ciências Jurídicas na FURB. Advogado. Árbitro. Blumenau/SC, Brasil. E-mail: feliciano@furb.br.

Downloads

Publicado

2022-06-04

Como Citar

Longen do Nascimento, L., & Dias, F. A. (2022). JURISDIÇÃO NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO: CRITÉRIOS PARA A TUTELA DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA SOB A ÓTICA DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA. Revista Eletrônica De Direito Processual, 23(2). https://doi.org/10.12957/redp.2022.64961