CONTRIBUTOS À TEORIA GERAL DO DIREITO PROCESSUAL COLETIVO

Autores

  • Rafael de Oliveira Costa Escola Superior do Ministério Público, São Paulo, SP
  • Pérsio Ricardo Perrella Scarabel Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2022.63752

Palavras-chave:

Unificação, Epistemologia do Direito Processual Coletivo, Teoria Geral do Direito Processual Coletivo, Classificação do Direito Processual Coletivo, Direito Processual Coletivo Penal e Não Penal

Resumo

O presente estudo atenta para a necessidade de unificação, em uma só disciplina, da abordagem epistemológica do Direito Processual Coletivo (Penal e Não Penal). A Ciência do Direito Processual Coletivo se desenvolveu sem que se buscasse a formação de uma estrutura uniforme de aplicação do Direito (epistemologia do Direito Processual Coletivo). Em que pese as peculiaridades de cada área do conhecimento, a unificação pode facilitar a compreensão dos institutos e exige a adoção de uma nova perspectiva, não mais limitada aos procedimentos civis, trabalhistas, eleitorais e administrativos coletivos, mas que abarque a esfera penal, permitindo uma coesão e coerência de caráter metodológico e científico, condensando princípios, regras e institutos penais e não penais em área do conhecimento que se convencionou chamar de Teoria Geral do Direito Processual Coletivo. 

Biografia do Autor

Rafael de Oliveira Costa, Escola Superior do Ministério Público, São Paulo, SP

Visiting Scholar na Universidade da Califórnia-Berkeley. Professor Visitante na Wayne State University. Professor na Escola Superior do Ministério Público, no Programa de Mestrado da UNIFIEO e na UNIP. Doutor e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG. Promotor de Justiça no Estado de São Paulo. São Paulo/SP. E-mail: rafaelcosta22000@gmail.com.

Pérsio Ricardo Perrella Scarabel, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP

Mestrando em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Promotor de Justiça do Estado de São Paulo, ex-Promotor de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul. São Paulo/SP. E-mail: persioricps@yahoo.com.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Costa, R. de O., & Perrella Scarabel, P. R. (2021). CONTRIBUTOS À TEORIA GERAL DO DIREITO PROCESSUAL COLETIVO. Revista Eletrônica De Direito Processual, 23(1). https://doi.org/10.12957/redp.2022.63752