TUTELAS PROVISÓRIAS E A EFETIVAÇÃO DO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO APOIADA NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Cathiani Mara Bellé Faculdade de Educação Superior do Paraná, Curitiba, PR
  • Luiz Paulo Dammski Faculdade de Educação Superior do Paraná, Curitiba, PR https://orcid.org/0000-0003-0206-9928

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2022.58079

Palavras-chave:

Pessoa com Deficiência, Tomada de Decisão Apoiada, Tutela de Urgência, Tutela de Evidência, Princípio da Celeridade Processual

Resumo

A Lei 13.146/2015 trouxe inovações e avanços na proteção à pessoa com deficiência, especialmente ao introduzir o procedimento da Tomada de Decisão Apoiada (TDA). Tal inovação, todavia, não veio acompanhada de um aparato processual hábil a sua efetivação de forma célere e efetiva frente às necessidades dos assistidos. Assim, o presente artigo pretende investigar a possibilidade de extensão da disciplina aplicável às tutelas provisórias ao procedimento da TDA. Pautada em análise bibliográfica e no direito comparado, a pesquisa circunscreve um método dedutivo na ponderação de qual tutela provisória compreende as exigências de seguridade dos direitos das pessoas com deficiência.

Biografia do Autor

Cathiani Mara Bellé, Faculdade de Educação Superior do Paraná, Curitiba, PR

Doutoranda na área de Ética e Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduanda em Direito pela Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP). Pesquisadora em Direito e Filosofia do Direito. Curitiba/PR. E-mail: cathibelle.07@gmail.com.

Luiz Paulo Dammski, Faculdade de Educação Superior do Paraná, Curitiba, PR

Mestre em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Professor do Departamento de Direito da Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP) na disciplina de Processo Civil. Professor do Departamento de Direito do Instituto Superior do Litoral do Paraná (ISULPAR). Advogado. Sócio fundador da Dammski & Machado Advogados Associados. Curitiba/PR. E-mail: luizdammski@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Bellé, C. M., & Dammski, L. P. (2021). TUTELAS PROVISÓRIAS E A EFETIVAÇÃO DO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO APOIADA NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA. Revista Eletrônica De Direito Processual, 23(1). https://doi.org/10.12957/redp.2022.58079