DISTINÇÃO (DISTINGUISHING) E CONFRONTO ANALÍTICO NO CABIMENTO DO RECURSO ESPECIAL POR DIVERGÊNCIA DE PRECEDENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2021.54174

Palavras-chave:

Precedentes Judiciais, Superior Tribunal de Justiça, Novo Código de Processo Civil, Constituição Federal.

Resumo

Este artigo possui como tema a análise das técnicas de distinção (distinguishing) e confronto analítico na hipótese de cabimento do recurso especial por divergência de precedentes entre tribunais. Como objetivo geral tem-se o estudo das técnicas de distinção e do confronto analítico que fundamentam o cabimento do recurso especial em caso de decisões divergentes entre tribunais de justiça do Brasil (Art. 105, III, “c” da Constituição Federal de 1988). Para se alcançar o objetivo geral proposto, é necessária a observação de três objetivos específicos: (i) analisar as funções atuais dos tribunais superiores; (ii) estudar as técnicas do distinguishing (distinção) e do confronto analítico como métodos de comparação de casos no recurso especial; (iii) verificar documentalmente, na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, qual o entendimento desse tribunal a respeito da aplicação das referidas técnicas entre os anos de 2016 a 2019 (período de vigência do novo Código de Processo Civil). O método utilizado será o tópico-sistemático. A primeira parte abordará de forma sistemática a configuração do recurso especial. A segunda parte focará na análise de julgados do STJ em relação à hipótese de cabimento por divergência de precedentes.

Biografia do Autor

Rodrigo Pereira Moreira, Universidade Estadual de Goiás.

Graduado e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás. Professor do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Moreira, R. P. (2020). DISTINÇÃO (DISTINGUISHING) E CONFRONTO ANALÍTICO NO CABIMENTO DO RECURSO ESPECIAL POR DIVERGÊNCIA DE PRECEDENTES. Revista Eletrônica De Direito Processual, 22(1). https://doi.org/10.12957/redp.2021.54174