INCONSTITUCIONALIDADE DA VEDAÇÃO À CONCESSÃO DE TUTELAS PROVISÓRIAS CONTRA A FAZENDA PÚBLICA NAS AÇÕES DE REPETIÇÃO DE INDÉBITO TRIBUTÁRIO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2021.48958

Keywords:

Tutelas provisórias, Repetição de indébito tributário, Efetividade de jurisdição, Jurisprudência dos tribunais superiores, Processo tributário

Abstract

Avalia-se a (in)constitucionalidade das vedações, impostas pela legislação e pela jurisprudência, à concessão de tutelas provisórias contra o Poder Público nas ações de repetição de indébito tributário. Para tanto, identifica-se os principais óbices doutrinários e prossegue-se à apresentação da racionalidade por trás das vedações em questão. Por último, passa-se à demonstração do fundamento constitucional do direito à repetição de indébito e à superação dos obstáculos à concessão de tutelas provisórias. É utilizado o método dedutivo, por meio de pesquisa realizada em legislação, doutrina e jurisprudência dos tribunais ao redor do país.

Author Biographies

Caio Neno Silva Cavalcante, Universidade Católica de Brasília

Aluno Especial do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Católica de Brasília – Linha de Pesquisa de Direito, Estado, Tributação e Desenvolvimento. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Bacharel em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade de Brasília (UnB). Advogado.

Cleucio Santos Nunes, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Direito do Estado, Constituição e Justiça pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Direito Ambiental pela Universidade Católica de Santos (UniSantos). Especialista em Direito Tributário e Processo Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor do Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Brasília (UCB). Professor da Graduação em Direito do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Advogado.

Published

2020-12-18

How to Cite

CAVALCANTE, Caio Neno Silva; NUNES, Cleucio Santos. INCONSTITUCIONALIDADE DA VEDAÇÃO À CONCESSÃO DE TUTELAS PROVISÓRIAS CONTRA A FAZENDA PÚBLICA NAS AÇÕES DE REPETIÇÃO DE INDÉBITO TRIBUTÁRIO. Revista Eletrônica de Direito Processual, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, 2020. DOI: 10.12957/redp.2021.48958. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/48958. Acesso em: 13 may. 2025.