O USO DA JURIMETRIA NA ADVOCACIA PRIVADA PARA PREVISÃO DOS RESULTADOS MAIS COMUNS DE JULGAMENTOS SOBRE OBRIGAÇÕES/CONTRATOS NAS CÂMARAS DE DIREITO PRIVADO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2022.47571

Palavras-chave:

Jurimetria, Advocacia Privada, Previsibilidade das decisões, Método de Análise de Decisões

Resumo

O presente estudo se propõe a responder ao seguinte problema de pesquisa: O uso da jurimetria na advocacia privada ajuda a prever sentenças sobre Obrigações/Espécies de Contrato nas Câmaras de Direito Privado do TJCE, por ser o assunto mais recorrente no tribunal da justiça estadual cearense? A utilização dessa ferramenta auxiliaria na prática da advocacia privada? A pesquisa adota como metodologia pesquisas bibliográficas e, para o estudo de caso, a Metodologia de Análise das Decisões, fazendo análises quantitativas e qualitativas. Conclui-se que é possível identificar critérios semelhantes na fixação de danos morais pelas decisões das Câmaras Privadas do TJCE, por mais que a jurisprudência do tribunal estadual não seja uniforme. A incorporação da jurimetria como ferramenta no dia a dia do advogado oportuniza uma visão probabilística de fenômenos de interação no contexto jurídico, beneficiando a atuação profissional.

Biografia do Autor

Mariana Dionísio de Andrade, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Especialista em Direito Processual Civil pela UNIFOR. Professora do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Direito Processual Civil na UNIFOR, UNI7 e Escola Superior da Magistratura do Ceará – ESMEC. Professora do Curso de Graduação em Direito na Universidade de Fortaleza. Formação em Leadership and Conflict Management pela Stanford University. Formação em Métodos Quantitativos pela UERJ. Pesquisadora do Grupo Epistemologia e Método na Ciência Política Comparada (Cnpq/UFPE). Coordenadora do Projeto Jurimetria e Pesquisa Empírica em Direito - PROPED (Cnpq/UNIFOR). Pesquisadora Bolsista do Projeto Vulnerabilidades do planejamento governamental na pandemia do COVID-19: análise empírica da racionalidade decisória dos tribunais brasileiros em demandas trabalhistas e assistenciais (FEQ/DPDI UNIFOR). Advogada licenciada. Coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (biênio 2021-2023). Pesquisadora do Grupo Dimensões do Conhecimento do Poder Judiciário da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC), Linha de Pesquisa: Jurimetria e Poder Judiciário. 1ª Secretária IBDCONT/CE (Instituto Brasileiro de Direito Contratual). Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Fortaleza/CE, Brasil. ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/2375238086112583. E-mail: mariana.dionisio@unifor.br.

Amanda Rodrigues Lavôr, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE

Pós-graduanda em Direito Processual Civil pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Advogada. Pesquisadora voluntária do Projeto Processo Civil e Proteção da Pessoa nas Relações Privadas - PROCIP (Cnpq/UNIFOR) (2018-2019). Pesquisadora voluntária do Projeto Pesquisa Empírica em Direito (PROBIC/UNIFOR)-(2019-2020). Pesquisadora voluntária do Projeto de Pesquisa Jurimetria e pesquisa empírica em Direito (PROBIC/UNIFOR) - (2020 - andamento). Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Fortaleza/CE, Brasil. ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/2614856765082963. E-mail: amanda_rl10@hotmail.com.

Eduardo Régis Girão de Castro Pinto, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE

Doutorando em Direito Constitucional e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Professor do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Processo Civil da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará. Professor dos Cursos de Pós-Graduação lato sensu em Direito Empresarial, Direito dos Contratos e Responsabilidade Civil e Direito do Consumidor, e do Curso de Graduação em Direito na UNIFOR. Coordenador do Projeto Jurimetria e Pesquisa Empírica em Direito - PROPED (Cnpq/UNIFOR).

Downloads

Publicado

2022-06-04

Como Citar

Dionísio de Andrade, M., Lavôr, A. R., & Girão de Castro Pinto, E. R. (2022). O USO DA JURIMETRIA NA ADVOCACIA PRIVADA PARA PREVISÃO DOS RESULTADOS MAIS COMUNS DE JULGAMENTOS SOBRE OBRIGAÇÕES/CONTRATOS NAS CÂMARAS DE DIREITO PRIVADO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ. Revista Eletrônica De Direito Processual, 23(2). https://doi.org/10.12957/redp.2022.47571