Precedentes Obrigatórios, Desenvolvimento e Segurança Jurídica

Autores

  • Claudia Maria Barbosa Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Elson Pereira de Oliveira Bastos Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2018.30800

Palavras-chave:

Precedentes, Desenvolvimento, Segurança Jurídica

Resumo

A pesquisa pretende avaliar se os precedentes e súmulas obrigatórios consubstanciam uma proposta institucional para o desenvolvimento nacional e o respeito ao Direito, com a concretização dos valores e objetivos da nossa Constituição. Para tanto, procura-se demonstrar que a segurança jurídica é um valor de um sistema jurídico orientado ao desenvolvimento e também um princípio normativo que estabelece como fim a observância, na aplicação do Direito, de padrões jurídicos formalmente consistentes e substancialmente adequados, construídos intersubjetivamente. Fazendo uso do método dedutivo e da pesquisa bibliográfica, procura-se estudar a relação existente entre a vinculação aos precedentes e súmulas, de um lado, e o desenvolvimento e a valorização do Direito, de outro. Os resultados da pesquisa apontam que a reforma processual que introduziu o sistema de precedentes obrigatórios no Brasil, sem bem operacionalizado, representa uma conquista importante para o aumento da segurança jurídica na aplicação do Direito e, por conseguinte, para a promoção do desenvolvimento e a realização das liberdades substantivas. Tudo isso é relevante para chamar a atenção da comunidade jurídica em relação ao cuidado e à crítica que deve ser constantemente endereçado ao sistema de precedentes brasileiro, a fim de que possa efetivamente cumprir a finalidade para o qual foi concebido, sintonizada com as premissas do nosso Estado Democrático de Direito.

Biografia do Autor

Claudia Maria Barbosa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Programa de Pós-graduação em Direito da PUCPR. Linha de pesquisa: Política judiciária e administração da justiça; constitucionalismo e democracia; teoria constitucional; constitucionalismo latino-americano; direito e tecnologia.

Elson Pereira de Oliveira Bastos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR

Professor da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia. Linha de Pesquisa: Poder Judiciário; Constitucionalismo; Democracia.

Downloads

Publicado

2018-04-03

Como Citar

Barbosa, C. M., & Bastos, E. P. de O. (2018). Precedentes Obrigatórios, Desenvolvimento e Segurança Jurídica. Revista Eletrônica De Direito Processual, 19(1). https://doi.org/10.12957/redp.2018.30800