Os assentamentos precários em Fortaleza: um breve panorama da qualidade de vida dos excluídos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2021.64644

Palavras-chave:

Assentamentos precários. Favelas. Pobreza. Políticas Públicas. Fortaleza.

Resumo

Resumo

O objetivo desta pesquisa é verificar a situação em que se encontram os assentamentos precários na cidade de Fortaleza e investigar as medidas mais adequadas para reduzir os níveis de pobreza identificados nesses locais. Para a investigação, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e da análise quantitativa de dados secundários que representam a realidade desses assentamentos. A relevância temática do trabalho se dá pela identificação, especialmente após o ano 2000, da elevação do índice de pobreza, fato que levou à exclusão social e econômica de parcela da sociedade. Como consequência, verificou-se o aumento gradativo do número e do tamanho das regiões da zona urbana onde não são garantidos os direitos básicos para a sobrevivência dos indivíduos. Concluiu-se que, dada a complexidade encontrada nos assentamentos, as propostas de solução, até então aplicadas em Fortaleza (a intervenção repressiva no Estado para diminuir a violência nos acontecimentos de janeiro de 2019, bem como a proposta apresentada no “Plano Fortaleza 2040”), não se mostram sustentáveis à longo prazo. Nesse sentido, aponta-se como caminho viável a ação conjunta entre Estado e sociedade civil no planejamento e execução de políticas públicas mais inclusivas.

Biografia do Autor

Adriano Cesar Oliveira Nóbrega, Centro Universitário Fametro - Unifametro

Mestre em Direito pelo Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professor do Centro Universitário Fametro (UNIFAMETRO) e advogado. 

Alexandre Antonio Bruno da Silva, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS) Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-Doutor pela Universidade de Sevilha. Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Doutorando em Ciência Política, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Direito pela UFC/CE. Mestre em Informática pela PUC/RJ. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Auditor-Fiscal do Trabalho. 

 

Taís Vasconcelos Cidrão, Centro Universitário Fametro - Unifametro

Mestra em Direito pelo Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Especialista em Direito e Processo Constitucionais pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professora do Centro Universitário Fametro (UNIFAMETRO).

 

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Nóbrega, A. C. O., Silva, A. A. B. da, & Cidrão, T. V. (2021). Os assentamentos precários em Fortaleza: um breve panorama da qualidade de vida dos excluídos. Revista De Direito Da Cidade, 13(2), 1023–1051. https://doi.org/10.12957/rdc.2021.64644

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos