Novas tecnologias e mobilidade urbana: o transporte individual remunerado de passageiros intermediado por aplicativos / New technologies and urban mobility: individual passenger transportation intermediated by applications

Jefferson Aparecido Dias, Walkiria Martinez Heinrich Ferrer, André Francisco Catanhede de Menezes

Resumo


Resumo

Objetiva-se, neste estudo, verificar o estágio atual da conformação do mercado de transporte individual de passageiros intermediado por aplicativos, sobretudo após a nítida regulamentação pelo Estado, por meio da Lei nº 13.640/2018 e daquilo fruto do julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal, da ADPF nº 449 e do RE nº 1054110. A problemática desta pesquisa reside em analisar se a normatização, na forma como engendrada, é suficiente para regular essa atividade econômica e pôr fim à questão, em especial do embate ente taxistas e atuantes no serviço de caronas pagas. Conclui- se que, no contexto da ordem econômica em um livre mercado, a livre iniciativa deve ser estimulada, máxime para o alargamento da concorrência e, assim, há de se cogitar, para aquele mercado, uma desregulamentação e desjuridificação sob as óticas do equilíbrio parcial e do equilíbrio urbano. Esta pesquisa tem método exploratório, abordagem qualitativa, levantamento bibliográfico e delineamento a partir da verificação documental.

Palavras-chave: Aplicativos; Destruição criativa; Regulamentação; Tecnologia da Informação e da Comunicação; Transporte.


Abstract

The objective of this study is to verify the current stage of the conformation of the individual passenger transport market intermediated by applications, above all, after the clear regulation by the State through, in particular, the publication of Law No. 13,640/2018 and the result of the judgment, by the Federal Supreme Court, of ADPF 449 and RE 1054110. The problem of this research lies in analyzing whether the standardization, in the way it is engendered, is sufficient to regulate this economic activity and put an end to the question, in particular, of the clash between taxi drivers and those active in the service of paid rides. It is concluded that, in the context of the economic order in a free market, free initiative must be stimulated, maximum for the expansion of competition and, therefore, it is necessary to consider, for that market, deregulation and dejuridification under the perspective of partial equilibrium and urban balance. This research has an exploratory method, a qualitative approach, a bibliographic survey and an outline based on documentary verification.

Keywords: Applications; Creative destruction; Information and communication technology; Regulation; Transport.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/rdc.2022.51506

Direitos autorais 2022 Revista de Direito da Cidade

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original: (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

 

Indexada em | Indexed by: 

Directory of Open Access JournalsResultado de imagem para "ebsco"Resultado de imagem para scilit

http://www.journaltocs.ac.uk/API/blog/images/journaltocslogo.jpgResultado de imagem para suncatResultado de imagem para "American Association for the Advancement of Science"LA ReferenciaResultado de imagem para lexis nexis

 

 

Ver outras indexações da Revista

Periódico associado | Associated journal:

Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC

 

Revista de Direito da Cidade
Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524, Sala 7027 B – Maracanã – Rio de Janeiro – RJ Cep 20550-900
Telefone: (21) 23340823
email: revistadedireitodacidadeuerj@gmail.com