The healthy urban spaces in Brazil / Os espaços urbanos saudáveis no Brasil

Autores

  • Bruno Silva de Moraes Gomes Instituto Federal do Rio de Janeiro
  • Suzana Quinet de Andrade Bastos UFJF
  • Flávia Lúcia Chein Feres UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2020.50668

Resumo

Abstract

Based on exploratory spatial data analysis (ESDA) the article maps the healthy urban spaces in Brazil and points the Social Determinants of Health (SDH), which can influence the quality of life in urban spaces. To map the healthy urban spaces in Brazil it considers how the rate of mortality from infectious and parasitic diseases behaves and how it relates with the Social Determinants of Health. The data used comes from the database of National Health System (DATASUS) and from Brazilian Demographic Census for the years 1980, 1991, 2000 and 2010. Results suggest an increasing randomness of healthy urban spaces, although such spaces are still concentrated in the South and Southeast.

Keywords: Social Policies. Public Health. Healthy Urban Spaces. Social Determinants of Health. exploratory spatial data analysis.

 

Resumo

Com base na análise exploratória de dados espaciais (ESDA), o artigo mapeia os espaços urbanos saudáveis no Brasil e aponta os Determinantes Sociais da Saúde (DSS), que podem influenciar na qualidade de vida nos espaços urbanos. Para mapear os espaços urbanos saudáveis no Brasil, considera-se como se comporta a taxa de mortalidade por doenças infecciosas e parasitárias e como esta se relaciona com os Determinantes Sociais da Saúde. Os dados utilizados são provenientes do banco de dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e do Censo Demográfico Brasileiro dos anos 1980, 1991, 2000 e 2010. Os resultados sugerem uma aleatoriedade crescente de espaços urbanos saudáveis, embora tais espaços ainda se concentrem na região Sul e Sudeste.

Palavras-chave: Políticas Sociais, Saúde Pública, Espaços Urbanos Saudáveis, Determinantes Sociais da Saúde, análise exploratória de dados espaciais.

Biografia do Autor

Bruno Silva de Moraes Gomes, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Professor de Economia e Gestão de Negócios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), coordenador do curso técnico em administração do IFRJ-Campus Niterói, membro do Conselho Acadêmico de Ensino Técnico (CAET), Membro da Comissão Local de Avaliação (CLA), Orientador Jovens Talentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Análises de Gestão e Economia (LAGEC). Doutor em economia na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pesquisador do Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais - LATES/UFJF. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2010) e mestrado em economia aplicada pela UFJF (2013). Tem experiência na área de economia com interesse nos temas de Desenvolvimento Urbano e Regional, Políticas Públicas, Redes de Cidades, Economia da Saúde e Métodos Econométricos com ênfase em Econometria Espacial. 

Suzana Quinet de Andrade Bastos, UFJF

Professora Titular da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atua na graduação e na pós-graduação, lecionando cursos na área de Economia Regional e Urbana. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1981), Especialização em Economia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Sua principal linha de pesquisa inclui-se no campo do desenvolvimento econômico, com especial interesse nos seguintes temas: Economia Regional e Urbana, Desenvolvimento Econômico Local, Economia de Serviços, Economia da Saúde, Demografia Econômica, Economia Institucional, Rede de Cidades, Arranjos Produtivos Locais, Minas Gerais, Zona da Mata e Juiz de Fora. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa LATES - Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais, UFJF/CNPq 

Flávia Lúcia Chein Feres, UFRJ

Possui Doutorado em Economia pelo CEDEPLAR/UFMG, tendo realizado Doutorado-Sanduíche no Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC-Rio. Já atuou na área de planejamento regional e políticas de geração de emprego e renda. Foi Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais e do CEDEPLAR/UFMG. Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Economia-UFJF e do Programa de Pós Graduação em Economia-UFJF, onde realiza trabalhos na área de desenvolvimento econômico, avaliação de políticas públicas e microeconomia aplicada (com enfoque em mercado de trabalho, saúde e educação). É líder do grupo de pesquisa NIETES - Núcleo Interinstitucional de Estudos em Trabalho e Economia Social, do CNPq. 

Downloads

Publicado

2020-12-09

Como Citar

Gomes, B. S. de M., Bastos, S. Q. de A., & Feres, F. L. C. (2020). The healthy urban spaces in Brazil / Os espaços urbanos saudáveis no Brasil. Revista De Direito Da Cidade, 12(3), 1758–1778. https://doi.org/10.12957/rdc.2020.50668

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos