As novas tecnologias no capitalismo global: impactos da “uberização” no território urbano

Autores

  • Ivan Simões Garcia Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2019.48599

Palavras-chave:

Capitalismo, Globalização, Território, Urbanização, Tecnologia

Resumo

O presente trabalho pretende abordar o processo de urbanização que o capitalismo contemporâneo tem realizado, especialmente utilizando as novas tecnologias da informação e comunicação no processo de reprodução e expansão do capital. As cidades têm sofrido um enorme impacto coma as contradições causadas por esse processo de organização espacial, ocasionando uma série de problemas sociais, que concorrem ainda mais para o recrudescimento da crise e que o Direito encontra grande dificuldade em resolver.

Biografia do Autor

Ivan Simões Garcia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Advogado. Professor Adjunto de Direito do Trabalho da UERJ, UFRJ e PUC-RJ. Membro permanente do Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Direito do Trabalho (PUC-SP). Doutor em Filosofia (UFRJ). Mestre em Direito Constitucional e Teoria do Estado (PUC-RJ). O presente artigo é fruto parcial de pesquisa realizada no grupo de pesquisa cadastrado no CNPq “Trabalho, Capitalismo e Direitos Fundamentais”, desenvolvido no âmbito do PPGD-UERJ.

Downloads

Publicado

2020-02-26

Como Citar

Garcia, I. S. (2020). As novas tecnologias no capitalismo global: impactos da “uberização” no território urbano. Revista De Direito Da Cidade, 11(2), 712–740. https://doi.org/10.12957/rdc.2019.48599

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos