Universidade e combate ao lixo do mar / University and combating marine debris

Liane Cavalcante Araujo, Mônica Mota Tassigny

Resumo


Resumo

A Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, e o Plano Nacional de Combate ao Lixo do Mar, atribuem às Universidades brasileiras o planejamento e execução de programas permanentes de educação ambiental formal e não-formal. Assim, propõe-se analisar o Projeto Praia Linda, Praia Limpa, da Universidade de Fortaleza, enquanto prática educativa ambiental não-formal, capaz de promover a solidariedade e a consciência ecológica dos estudantes. Observa-se que o projeto em questão deve ser classificado como uma atividade extensionista, de educação ambiental não-formal que alcança alunos, professores, colaboradores e a própria sociedade civil como um todo. Trata-se de pesquisa teórica, exploratória, qualitativa, bibliográfica e documental.

Palavras-chave: Agenda 2030. Plano Nacional de Combate ao Lixo do Mar. Universidade. Cooperação. Governança para a Sustentabilidade.


Abstract

The 2030 Agenda, of the United Nations, and the National Plan to Combat the Garbage of the Sea, determine that Brazilian Universities must plan and execute permanent programs of formal and non- formal environmental education. Through this study, the Praia Linda, Praia Limpa Project, from the University of Fortaleza, is analyzed as a non-formal environmental educational practice, focused on solidarity and ecological awareness. It is observed that this project must be classified as an extension activity of non-formal environmental education that strengthen students, teachers, collaborators and the civil society in collaborative partnership. This research is theoretical, exploratory, qualitative, bibliographic and documentary.

Keywords: Agenda 2030. National Plan for Combating Sea Waste. University. Cooperation. Governance for Sustainability.


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DOI: https://doi.org/10.12957/rdc.2022.48463

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