Contribuição sindical facultativa: Da análise da (in)constitucionalidade da cobrança compulsória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2019.36974

Palavras-chave:

Direito do Trabalho, imposto sindical, inconstitucionalidade, direito estrangeiro

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar em que medida o posicionamento recente do STF quanto à constitucionalidade da extinção da obrigação de cobrança compulsória da contribuição sindical encontra respaldo em leis estrangeiras. Temos como objetivos secundários sopesar a legislação criminal que tipifica algumas condutas no sentido da filiação sindical ou a não observância de normas trabalhistas, bem como, analisar as três modalidades de contribuições destinadas aos sindicatos. E por fim, debateremos sobre a decisão do STF em confronto (ou consonância) com outras decisões internacionais que discutem o mesmo tema. O método utilizado para tanto é de revisão bibliográfica. Por ora, o que se conclui é que a dispensa da obrigatoriedade de recolhimento da contribuição sindical é uma transformação praticamente natural dentro do direito trabalhista, se comparada com outras legislações internacionais, que apesar da dispensa continuam atentos aos direitos sociais dos trabalhadores.

Biografia do Autor

Christiane Heloisa Kalb, Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina - CESUSC, Santa Catarina

Professora Doutora - Departamento de Direito - CESUSC - Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina - SC-401, n. 9301 - Santo Antonio de Lisboa, Florianópolis - SC, 88050-001, Brasil. Doutora em Ciências Humanas, PPGICH, UFSC, Florianópolis-SC. Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade, Univille, Joinville-SC. Especialista em Direito Civil e Processo Civil - ACE - Joinville. Advogada atuante em SC.

Downloads

Publicado

2020-02-26

Como Citar

Kalb, C. H. (2020). Contribuição sindical facultativa: Da análise da (in)constitucionalidade da cobrança compulsória. Revista De Direito Da Cidade, 11(2), 808–829. https://doi.org/10.12957/rdc.2019.36974