Editorial, v. 24, n.3, 2019

Autores

  • Francisco José dos Santos Alves "Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da UERJ"

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v24i3.52278

Resumo

Caros Leitores,

O lançamento do volume 24, n. 3, 2019, da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (RCMCC), de temas relacionados a conceitos contábeis, opera na certeza que a criatividade brotará para conduzi-los a trajetos inesperados.

Esta edição é composta dos seguintes artigos:

O artigo Avaliação da qualidade da prestação de serviços de contabilidade para micro e pequenas empresas do município do Rio de Janeiro objetiva avaliar a qualidade percebida na prestação dos serviços contábeis para micro e pequenas empresas, no município do Rio de Janeiro. Com base em pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando-se de entrevistas em profundidade com roteiro semiestruturado como instrumento para coleta de dados, e a técnica de análise de conteúdo, foram selecionadas 12 micro e pequenas empresas como partícipes.

O artigo Blockchain: Publicações, Disrupção Tecnológica e Perspectivas para a Ciência Contábil tem como objetivo geral mapear de forma bibliométrica as características das publicações que tratem de blockchain e que estejam na base de dados da Scopus, promovendo comparações com os achados de Dabbagh, Sookhak e Safa (2019) a fim de identificar as principais características sobre o tema.

O artigo Hipótese dos mercados adaptativos: uma análise da eficiência de títulos do mercado acionário brasileiro visa verificar se os títulos negociados no mercado acionário brasileiro apresentam comportamento compatíveis com a Hipótese dos Mercados Adaptativos de Lo (2004). Portanto, foram estimados os níveis de eficiência dos 11 títulos de maior liquidez pertencentes ao Ibovespa da B3.

O artigo Percepção dos auditores independentes sobre o sistema de controles internos das empresas objetiva analisar as percepções dos auditores independentes ocupantes de cargos de gerente e supervisor em uma empresa de auditoria independente de médio porte sobre a estrutura e funcionamento do Sistema de Controles Interno implementada nas empresas brasileiras de capital aberto e de capital fechado.

O artigo A qualidade das informações financeiras para análise dos projetos de Animal Waste Management System (AWMS) no âmbito do Protocolo de Quioto visa investigar a qualidade da informação financeira divulgada em todos os 37 projetos de larga escala de gestão de resíduos animais, documentos obrigatórios para registro como MDL nas Nações Unidas.

O artigo Evidências empíricas da superioridade de uma cadeia de valor terceirizada: análise do processo de importação do projeto energia+ objetiva verificar se existiram diferenças significantes entre o custo médio das cargas de religadores importados, que tiveram seu desembaraço aduaneiro realizado por um despachante terceirizado contratado pela Unidade Gestora do Projeto (UGP) central, e os religadores gerenciados por uma equipe interna das empresas de distribuição da Eletrobras (EDE), no âmbito do Projeto Energia+.

O artigo Processo de Adaptação às Novas Normas de Gestão Integrada de Riscos Sob a Ótica da Teoria Institucional visa analisar como ocorrem as respostas às mudanças no processo de adoção de uma inovação legal, diante das práticas de gestão de riscos vigentes em um banco.

 Boa leitura!

 

Prof. Dr. Francisco José dos Santos Alves

 

Editor da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ

Biografia do Autor

Francisco José dos Santos Alves, "Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da UERJ"


Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Alves, F. J. dos S. (2020). Editorial, v. 24, n.3, 2019. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 24(3), 1–2. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v24i3.52278

Edição

Seção

Editorial