ANÁLISE DE PROJETOS E INVESTIMENTOS: PRINCIPAIS TÉCNICAS UTILIZADAS PELAS COOPERATIVAS AGROINDUSTRIAIS

Autores

  • Rafael Maximiano Ferreira Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Samuel Lyncon Leandro Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Adhmir Renan Voltolini Gomes Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Geysler Rogis Flor Bertolini Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.12979/31903

Palavras-chave:

Finanças

Resumo

O crescimento do cooperativismo tem como destaque o papel da agricultura na economia brasileira. Nesse aspecto, as mesorregiões Oeste e Centro-Ocidental do Estado do Paraná destacam-se por serem regiões extremamente agrícolas. O propósito deste trabalho foi analisar as técnicas de análise de projetos e investimentos, adotadas pelas cooperativas agroindustriais das mesorregiões Oeste e Centro-Ocidental do Estado do Paraná. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de levantamento com seis cooperativas, por meio de questionário com gestores da área de planejamento estratégico dessas organizações, possibilitando assim um maior aprofundamento do tema. Os resultados indicaram a utilização principalmente do PayBack Simples (PBS), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Valor Presente Líquido (VPL), como ferramentas para a tomada de decisão, dado que a TIR que as cooperativas utilizam para a decisão de investimento apresentou variação de 10,0% a.a. a 12,0% a.a., porém os gestores destacaram que a mesma não é fator decisivo. Entre os fatores econômicos que tem relevância na tomada de decisão, a taxa SELIC foi descrita como muito ou totalmente relevante, o valor do Dólar frente ao Real, assim como o produto interno bruto (PIB) também foram apontados como relevantes. Dessa forma, os resultados evidenciam que as cooperativas analisadas encontram-se bem estruturadas com relação à análise de investimento; apresentando média de utilização de técnicas de análise de projetos e investimentos mais elaborada, inclusive superior às observadas em empresas situadas na Europa.

Biografia do Autor

Rafael Maximiano Ferreira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Contabilidade, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Samuel Lyncon Leandro Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Contabilidade, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Adhmir Renan Voltolini Gomes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Contabilidade, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente do Mestrado em Contabilidade e do Mestrado Profissional em Administração da Unioeste. Doutor em Engenharia de Produção

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

Ferreira, R. M., Lima, S. L. L., Gomes, A. R. V., & Bertolini, G. R. F. (2017). ANÁLISE DE PROJETOS E INVESTIMENTOS: PRINCIPAIS TÉCNICAS UTILIZADAS PELAS COOPERATIVAS AGROINDUSTRIAIS. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 22(1), 66–83. https://doi.org/10.12979/31903

Edição

Seção

Artigos