As projeções da violência doméstica: um estudo a partir da interface entre desenvolvimento econômico e desenvolvimento humano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2021.51021

Palavras-chave:

Desenvolvimento econômico, Desenvolvimento humano, Mercado de trabalho, Desigualdade de gênero, Violência doméstica

Resumo

A violência doméstica e familiar contra a mulher é um problema afeto a todos os domínios da esfera social. No entanto, raramente o tema é trabalhado à luz dos desdobramentos que transcendem os limites da vida privada da vítima. A violência perpetrada contra a mulher possui raízes em concepções e valores primitivos que replicam a ideia da manutenção da mulher em papéis estereotipados ligados à desigualdade de gênero e em posições hierarquicamente estabelecidas. Assim, com o objetivo de investigar as projeções da violência doméstica na sociedade, o presente estudo, pautado no método de pesquisa dedutivo, busca demonstrar o liame estabelecido entre violência doméstica, desenvolvimento econômico e desenvolvimento humano, identificando-se a parcela de impacto da violência doméstica no desenvolvimento econômico do país, com base nos custos gerados pela violência doméstica ao orçamento do Sistema Único de Saúde e na sua interferência no mercado de trabalho e na vida laborativa da mulher vítima. Ao considerar as implicações do progresso econômico no investimento em áreas essenciais do desenvolvimento humano, e identificar a associação intrínseca entre violência doméstica e desigualdade de gênero, a pesquisa permite concluir que as projeções adjacentes à violência doméstica têm impacto significativo sobre o desenvolvimento econômico e humano do país. 

Biografia do Autor

Fernando de Brito Alves, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Advogado. Doutor em Direito pela Instituição Toledo de Ensino - ITE / Bauru-SP. Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. Graduado em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração e graduado em Direito pela Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro. Atualmente é Assessor Jurídico da UENP, Editor da Revista Argumenta, Coordenador do Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciência Jurídica (2014-2022). Realizou estágio de pós-doutorado no Ius Gentium Conimbrigae da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2013-2014), Visiting researcher na Universidad de Murcia (2019). 

Gabriela dos Santos Paixão, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensuem Ciência Jurídica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPGCJ/UENP)/Área de Concentração: Teorias da Justiça: Justiça e Exclusão. Linha de Pesquisa: Estado e Responsabilidade: Questões Críticas. Bacharela em Direito pela Faculdade de Direito da Alta Paulista (FADAP). Advogada. E-mail: gabrielapaixao_@hotmail.com. 

Layana Mara Laiter Martins, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPGCJ/UENP)/Área de Concentração: Teorias da Justiça: Justiça e Exclusão. Linha de Pesquisa: Estado e Responsabilidade: Questões Críticas. Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR). Bacharela em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Advogada bolsista do NUMAPE/UENP. E-mail: layanalaiter@gmail.com. 

Downloads

Publicado

2021-10-10

Como Citar

Alves, F. de B., Paixão, G. dos S., & Martins, L. M. L. (2021). As projeções da violência doméstica: um estudo a partir da interface entre desenvolvimento econômico e desenvolvimento humano. REVISTA QUAESTIO IURIS, 14(03), 1472–1499. https://doi.org/10.12957/rqi.2021.51021