Para uma leitura fenomenológica da historicidade do direito / For a phenomenological reading of the historicity of law

Autores

  • Paulo César Pinto de Oliveira Universidade Federal de Viçosa, MG

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2020.50598

Palavras-chave:

História do Direito, Teorias da História Jurídica, Fenomenologia e Hermenêutica, Historicidade do Direito, Fontes do Direito e reformulação.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo acompanhar, por meio da corrente filosófica da fenomenologia, que atua aqui como suporte teórico do texto e se desenvolve através de uma revisão bibliográfica, o modo através do qual a história do direito desenvolve o seu discurso teórico. No interior da disciplina o que se observa não é apenas a exposição das teorias e metodologias históricas, ou a evolução do pensamento histórico sobre o direito ao longo do tempo, mas também a própria articulação temporal do fundamento do direito ou a temporalização do seu ser em meio à interpretação. Com base na hermenêutica filosófica de Gadamer, podemos concluir que uma história do direito genuinamente hermenêutica permite o acréscimo de ser do direito diante da retomada temporal dos temas e problemas, principalmente através da reformulação da teoria das fontes do direito.

Biografia do Autor

Paulo César Pinto de Oliveira, Universidade Federal de Viçosa, MG

Doutor em Filosofia do Direito - UFMG

Coordenador do Grupo de Pesquisa "Herethik - Hermenêutica, Retórica e Ética"

Prof. Departamento de Direito - UFV

 

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Oliveira, P. C. P. de. (2020). Para uma leitura fenomenológica da historicidade do direito / For a phenomenological reading of the historicity of law. REVISTA QUAESTIO IURIS, 13(03), 1397–1428. https://doi.org/10.12957/rqi.2020.50598