Uma análise crítica acerca da universalização dos direitos humanos frente ao seu relativismo sistêmico: uma realidade além da hermenêutica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2021.50453

Palavras-chave:

direitos humanos, universalismo, relativismo, sociedade, multiculturalismo.

Resumo

O presente artigo procede a uma análise dos direitos humanos partindo da constatação de que sua gênese se dá num contexto histórico-cultural específico, e expressam a cosmovisão do seu lugar de nascimento – o mundo ocidental -, com suas ideologias, costumes, valores e crenças. Ramon Panikkar e Boaventura de Sousa Santos, que referenciam esta análise, preconizam a tese de que a universalidade dos direitos humanos somente pode ser alcançada por meio de uma hermenêutica diatópica, que contemple a multiplicidade de culturas existentes em todo o mundo, pois uma hermenêutica que insiste na predominância dos valores das culturas ocidentais não encontra legitimidade perante várias outras culturas, que se sentirão excluídas. O problema que perpassa a pesquisa tem seu fulcro no binômio universalismo/relativismo dos direitos humanos. Justifica-se a pesquisa em razão das formas díspares de compreensão e aplicação dos Diretos Humanos nas várias regiões do mundo, e na importância da superação da antítese universalismo/relativismo no que se refere aos Direitos Humanos. A hermenêutica diatópica e o multiculturalismo emancipatório, ambos valendo-se do diálogo intercultural, configuram-se como um caminho para a construção do diálogo sobre a universalização de direitos e a reconstrução e reconceitualização dos direitos humanos em âmbito global, respeitando as particularidades locais de cada cultura. Para tanto, emprega-se a metodologia investigativa analítico-dedutiva.

 

Biografia do Autor

Hamilton da Cunha Iribure Júnior, Faculdade de Direito do Sul de Minas

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (2009). Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (2005). Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade de Cuiabá (2002). Mestre em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC/Rio (1991). Atualmente é Professor Adjunto da Graduação e do Programa de Mestrado da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM). Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Pesquisador CNPq.

 

Gustavo Silva Xavier, Centro Universitário de Itajubá (FEPI)

Mestre em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM). Professor do curso de Graduação e da Pós-Graduação do Centro Universitário de Itajubá (FEPI). Editor Associado da Revista Eletrônica da Faculdade de Direito do Sul de Minas. Procurador Legislativo da Câmara Municipal de Borda da Mata/MG. Advogado regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Pesquisador CNPq.

 

Downloads

Publicado

2021-10-10

Como Citar

Iribure Júnior, H. da C., & Xavier, G. S. (2021). Uma análise crítica acerca da universalização dos direitos humanos frente ao seu relativismo sistêmico: uma realidade além da hermenêutica. REVISTA QUAESTIO IURIS, 14(03), 1104–1125. https://doi.org/10.12957/rqi.2021.50453