Perspectivas da instrução programada enquanto tecnologia disruptiva no ensino superior do direito
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2021.46426Palabras clave:
Instrução programada. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Metodologias ativas. Ensino-aprendizagemResumen
O presente artigo analisa a eficácia da técnica da instrução programada, juntamente com o uso de duas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), no campo do ensino superior do direito. O trabalho pretende contribuir com o aspecto tecnológico, conforme a recente normatização das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Direito, por meio da Resolução CNE/CES nº 5, de 17.12.2018. Portanto, o objetivo do trabalho é verificar a utilidade da ferramenta na aprendizagem. A metodologia parte de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Quanto ao objetivo, é de caráter exploratória e descritiva; de abordagem qualitativa e natureza teórico-empírica. Aplicou-se o instrumento pedagógico da instrução programada com TICs, em duas turmas do curso de direito de uma universidade particular, na cidade de Fortaleza. Os resultados da aplicação evidenciaram que o primeiro grupo avaliado, de 23 alunos, obteve 69,34% de rendimento, enquanto o segundo, de 26 alunos participantes, obteve 67,21% de rendimento, numa série de dez questões objetivas sobre adoção. Logo, verifica-se a eficiência da técnica, no âmbito do curso superior em direito, em especial, pelo seu caráter interativo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista Quaestio Iuris. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista Quaestio Iuris pela primeira publicação do trabalho. A Revista Quaestio Iuris obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Quaestio Iuris Law Review. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Quaestio Iuris Lae Review for the first publication of the work. The Quaestio Iuris Law Review complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.