Perspectivas da instrução programada enquanto tecnologia disruptiva no ensino superior do direito

Autores

  • Monica Mota Tassigny Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Terezinha Antonia de Albuquerque Gomes Universidade de Fortaleza - Unifor. https://orcid.org/0000-0001-6132-9094
  • Daiane de Queiroz Universidade de Fortaleza - UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2021.46426

Palavras-chave:

Instrução programada. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Metodologias ativas. Ensino-aprendizagem

Resumo

O presente artigo analisa a eficácia da técnica da instrução programada, juntamente com o uso de duas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), no campo do ensino superior do direito. O trabalho pretende contribuir com o aspecto tecnológico, conforme a recente normatização das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Direito, por meio da Resolução CNE/CES nº 5, de 17.12.2018. Portanto, o objetivo do trabalho é verificar a utilidade da ferramenta na aprendizagem. A metodologia parte de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Quanto ao objetivo, é de caráter exploratória e descritiva; de abordagem qualitativa e natureza teórico-empírica. Aplicou-se o instrumento pedagógico da instrução programada com TICs, em duas turmas do curso de direito de uma universidade particular, na cidade de Fortaleza. Os resultados da aplicação evidenciaram que o primeiro grupo avaliado, de 23 alunos, obteve 69,34% de rendimento, enquanto o segundo, de 26 alunos participantes, obteve 67,21% de rendimento, numa série de dez questões objetivas sobre adoção. Logo, verifica-se a eficiência da técnica, no âmbito do curso superior em direito, em especial, pelo seu caráter interativo.

 

Biografia do Autor

Monica Mota Tassigny, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Graduação em Educação (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1994), doutorado em Sócio-Economie du développement - Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é professor titular da Universidade de Fortaleza, do programa de pós-graduação direito constitucional. 

Terezinha Antonia de Albuquerque Gomes, Universidade de Fortaleza - Unifor.

Mestranda, Unifor, mat. 1823455/6 e promotora de justiça da 2a vara de Tóxicos de Fortaleza. 

Daiane de Queiroz, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Mestranda no Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Direito Constitucional - UNIFOR (2018/2020). Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2010), Membro do grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas: Ensino e Pesquisa no Direito (GEPEDI). Membro da Pesquisa de Extensão: Instituições de Ensino Superior no Século XXI, Marco Legal e Desenvolvimento de Plataforma de Compliance para Práticas Sustentáveis Inovadoras.  

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Publicado

2021-05-04

Como Citar

Tassigny, M. M., Gomes, T. A. de A., & de Queiroz, D. (2021). Perspectivas da instrução programada enquanto tecnologia disruptiva no ensino superior do direito. REVISTA QUAESTIO IURIS, 14(02), 668–688. https://doi.org/10.12957/rqi.2021.46426