Leaving no one behind: a proteção internacional humanitária do direito das pessoas com deficiência em zonas de conflito na perspectiva dos deveres / Leaving no one behind: people with disability rights in conflict zones under humanitarian international protection and the duties perspective

Autores

  • Julio Pinheiro Faro Homem de Siqueira Faculdade de Direito de Vitória - FDV https://orcid.org/0000-0002-5592-0416
  • Schamyr Pancieri Vermelho Faculdade de Direito de Vitória - FDV
  • Daury César Fabriz Faculdade de Direito de Vitória - FDV

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2020.43754

Palavras-chave:

Direito Internacional Público, Direito Humanitário, Deveres Humanos, Direito Humanos, Pessoas com Deficiência.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo a análise e compreensão da proteção internacional humanitária dos direitos das pessoas com deficiência, em situação de conflito, na perspectiva dos deveres fundamentais. Investiga-se como os deveres podem contribuir para a proteção e concretização dos direitos das pessoas com deficiência submetidas, direta ou indiretamente, a uma situação de conflito. A importância de estudos desse tipo reside na existência, no universo normativo, de um rol significativo de direitos para esses indivíduos, sem a efetiva aplicação prática, o que gera, por consequência, a sensação de ausência de proteção normativa. No entanto, como se mostra, essa é uma conclusão falaciosa, uma vez que há um erro lógico na reivindicação de direitos, principalmente por meio de normas, ao Estado, já que, na verdade, a concretização dos direitos depende de algo muito simples, o cumprimento dos deveres por parte de todos os cidadãos. Para o desenvolvimento da pesquisa é utilizado o método dialético dialógico, na busca por uma perspectiva inovadora no enfrentamento das questões que envolvem a concretização dos direitos humanos.

Biografia do Autor

Julio Pinheiro Faro Homem de Siqueira, Faculdade de Direito de Vitória - FDV

Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela FDV; Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Direito da FDV no Grupo de Pesquisa “Estado, Democracia Constitucional e Direitos Fundamentais”; Professor de Teoria do Estado, Direito Constitucional e Direito Previdenciário; Membro do Centro Local de Inteligência e Prevenção de Demandas Repetitivas da Seção Judiciária do Rio de Janeiro; Servidor Público Federal. 

Schamyr Pancieri Vermelho, Faculdade de Direito de Vitória - FDV

Graduanda em Direito pela FDV; Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Direito da FDV no Grupo de Pesquisa “Estado, Democracia Constitucional e Direitos Fundamentais”. 

Daury César Fabriz, Faculdade de Direito de Vitória - FDV

Doutor e Mestre em Direito pela UFMG; Professor Associado III do Departamento de Direito da UFES; Professor Doutor Nível I da FDV (Graduação/Mestrado/Doutorado); Líder do no Grupo de Pesquisa “Estado, Democracia Constitucional e Direitos Fundamentais”; Sociólogo e Advogado. 

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Siqueira, J. P. F. H. de, Vermelho, S. P., & Fabriz, D. C. (2020). Leaving no one behind: a proteção internacional humanitária do direito das pessoas com deficiência em zonas de conflito na perspectiva dos deveres / Leaving no one behind: people with disability rights in conflict zones under humanitarian international protection and the duties perspective. REVISTA QUAESTIO IURIS, 13(03), 1091–1121. https://doi.org/10.12957/rqi.2020.43754