Extensão universitária nos cursos de graduação em direito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2021.42892

Palavras-chave:

Extensão universitária, Graduação em direito, Educação jurídica, Currículo.

Resumo

Este artigo pretende abordar a curricularização da extensão nos Cursos de Graduação em Direito tendo como ponto de partida a recente Resolução nº 5 do CNE/CES, de 17 de dezembro de 2018, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito. Neste sentido, a presente investigação, de abordagem qualitativa (BOGDAN e BIKLEN, 1994) e com análise de conteúdo (BARDIN, 2011), discute as principais políticas públicas para educação superior com foco na extensão universitária e a educação jurídica, procurando compreender os textos legais e os ciclos de políticas, bem como sua interferência no campo do direito.. Primeiramente, procura-se apresentar os marcos legais e conceituais da extensão universitária para a educação superior brasileira.  Num segundo momento, aborda-se a extensão universitária com ênfase na Resolução CNE/CES n° 9, de 29 de setembro de 2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito. Ao final, problematiza-se os desafios e limites apresentados pela nova Resolução nº 5 do CNE/CES, de 17 de dezembro de 2018, procurando compreender quais os significados ali expressos e as potências que podem revelar a curricularização da extensão nos Cursos de Graduação em Direito no Brasil. Espera-se que o debate travado ao largo deste artigo possa servir de marco teórico inicial para uma discussão que envolva, sobretudo, pensar a formação do Bacharel em Direito a partir de uma perspectiva humanista, social e crítica.

 

Biografia do Autor

Renato Duro Dias, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande do Sul

Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande(FURG) vinculado a esta universidade como Professor da Faculdade de Direito, da Especialização em Educação em Direitos Humanos e do Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado em Direito e Justiça Social. É Doutor em Educação com período de doutoramentoo sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal. Membro do Banco de Avaliadores do INEP/MEC. Professor Visitante no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Codiretor da RevistaPedagogía Universitária y Didáctica del Derecho, Faculdade de Direito, Universidade do Chile. É Vice-líder do Laboratório Imagens da Justiça-Grupo de Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2021-04-06

Como Citar

Dias, R. D. (2021). Extensão universitária nos cursos de graduação em direito. REVISTA QUAESTIO IURIS, 14(01), 21–39. https://doi.org/10.12957/rqi.2021.42892