Documentos virtuais como novas tecnologias e os meios de prova nas contratações digitais bancárias

Autores

  • Erika Amaral Pinheiro de Souza Centro Universitário Curitiba - UniCuritiba
  • Vivian Amaro Czelusniak Centro Universitário Curitiba - UniCuritiba

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2021.41170

Palavras-chave:

Contratos bancários, Tecnologia, Direito Digital, Processo Judicial, Prova Processual

Resumo

Com a evolução da tecnologia, os meios eletrônicos de contratação se tornaram práticas comerciais usuais. No caso dos contratos bancários realizados pelos consumidores diretamente no autoatendimento dos bancos, por exemplo, a apresentação de telas, por vezes, é o único meio pelo qual as instituições financeiras têm para comprovar contratações. Embora atualmente a tecnologia esteja extremamente avançada – inclusive com a implementação de Inteligência Artificial pelo Supremo Tribunal Federal – ainda muitos magistrados resistem em aceitar estas telas sistêmicas como prova. O objetivo desta pesquisa é discutir o acolhimento de provas digitais em ações judiciais, especialmente no direito bancário. Como metodologia de estudo será utilizado método hermenêutico e bibliográfico, com pesquisa das obras relacionadas ao tema objeto de estudo, e dedutivo. Como resultado da pesquisa demonstrou-se que a utilização de provas digitais bancárias é segura, pois a manipulação de dados internos, além de ilegais, podem gerar diversos danos com relação à credibilidade das instituições financeiras, fato que, obviamente, não é de interesse destas.

 

Biografia do Autor

Erika Amaral Pinheiro de Souza, Centro Universitário Curitiba - UniCuritiba

Advogada e Pós-graduada em Direito Civil e Processual Civil no Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba), e em Direito Digital e Compliance no Damásio Educacional (Damásio).

 

Vivian Amaro Czelusniak, Centro Universitário Curitiba - UniCuritiba

Advogada e Professora no Centro Universitário Curitiba - UniCuritiba. Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, com Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação do Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil. Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.  

Downloads

Publicado

2021-05-04

Como Citar

Souza, E. A. P. de, & Czelusniak, V. A. (2021). Documentos virtuais como novas tecnologias e os meios de prova nas contratações digitais bancárias. REVISTA QUAESTIO IURIS, 14(02), 929–948. https://doi.org/10.12957/rqi.2021.41170