Desenvolvimento humano na cibercultura: a importância de pensar em um direito resiliente / Human development in cyberculture: the importance of thinking about a resilient right
Resumo
O presente artigo tem como tema de estudo, a importância da concepção de Resiliência do Direito para pensar o Desenvolvimento Humano em face dos desafios trazidos pelo conjunto de tendências denominados por Pierre Levy de Cibercultura. Para tanto, se buscou responder o problema de pesquisa que indaga: Quais os desafios da Sociedade Complexa e da Cibercultura para o aprimoramento do Direito e para o Desenvolvimento Humano? Trata-se de um trabalho crítico reflexivo que tem como objetivo geral, demonstrar a necessidade que se tem no Direito de pensar novas possibilidades de observação que leve em consideração a importância da inovação no Direito para enfrentar a complexidade social, fortemente marcada pela Cibercultura. Para tanto, se utilizou a método sistêmico construtivista, que pressupõe a utilização de pressupostos e categorias da Teoria dos Sistemas Sociais Autopoiéticos e do Construtivismo Radical, como forma de observação e abordagem da respectiva temática, bem como a utilização de pesquisa bibliográfica. Tem-se como resultado a possibilidade de observação de novas perspectivas a serem consideradas, a partir de um potencial ainda não explorado suficientemente, mas considerando as contribuições da Resiliência do Direito abre-se novas possibilidades para pensar o desenvolvimento humano numa perspectiva sistêmica.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/rqi.2020.40969
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original: (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Indexada em | Indexed by:
Ver outras indexações da Revista
Periódico associado | Associated journal: