Democracia e igualdade no contexto brasileiro

Autores

  • Giancarlo Montagner Copelli Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2021.40650

Palavras-chave:

Igualdade, democracia, Brasil.

Resumo

Este artigo volta-se à análise da convivência entre desigualdade social e democracia, paralelamente, no contexto brasileiro. Para tal, faz um breve escorço, linear, do chamado modelo dos antigos até o formato considerado moderno de democracia, procurando demonstrar a construção histórica da igualdade como fim a ser alcançado. O segundo movimento deste ensaio volta-se ao contexto brasileiro, a partir de chaves explicativas de viés sociológico, correlacionando-o às premissas anteriormente levantadas. O método é o fenomenológico-hermenêutico.

Biografia do Autor

Giancarlo Montagner Copelli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Rio Grande do Sul

É doutor em Direito (Área de Concentração em Direito Público) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, mestre em Direito (Área de Concentração em Direitos Humanos) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, em estágio pós-doutoral, com bolsa Capes/PNPD, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Downloads

Publicado

2021-04-06

Como Citar

Copelli, G. M. (2021). Democracia e igualdade no contexto brasileiro. REVISTA QUAESTIO IURIS, 14(01), 61–75. https://doi.org/10.12957/rqi.2021.40650