Eros pede passagem: o (não) lugar do amor e do afeto nas narrativas jurídicas contemporâneas / "Eros" asks for passage: the (no) place of love and affection in contemporary legal narratives

Autores

  • Doglas Cesar Lucas UNIJUI
  • André Leonardo Copetti Santos UNIJUI e URI

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2020.40491

Palavras-chave:

Amor, Direito, Família, Modernidade, Afeto.

Resumo

O objetivo do presente artigo é fazer um breve itinerário conceitual do amor e de como ele delineou as relações familiares e suas narrativas. Percebe-se, inicialmente, que as famílias tradicionais se organizavam em torno da figura paterna e exclusivamente mediante o casamento, não importando os laços amorosos entre seus membros para a unidade familiar. Atualmente as relações familiares estão menos sólidas, menos arraigadas, mais complacentes, democráticas, igualitárias e plurais, baseadas no amor e nos laços de afetividade entre seus membros.  Em decorrência de tais transformações, novos saberes e práticas passaram o constituir o campo de estudo das ciências sociais e humanas, interessando para o presente trabalho notadamente o direito. O enfrentamento dessas categorias se deu exclusivamente por meio de revisão bibliográfica e valendo-se de postura teórica interdisciplinar e metodologicamente dialética.

 

Biografia do Autor

Doglas Cesar Lucas, UNIJUI

Doutor em Direito pela UNISINOS e Pós-Doutor em Direito pela Università Degli Studi di Roma Tre. Professor dos Cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado  em Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ e do Curso de Graduação em Direito da Faculdade CNEC Santo Ângelo. Professor Colaborador dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Direito da URI, Santo Ângelo. Editor-chefe da Revista Direito em Debate (B1). Avaliador Inep/Mec. 

André Leonardo Copetti Santos, UNIJUI e URI

Pós-Doutor pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2014) e pós-doutorando pela Universidade de Santiago do Chile (USACH). Possui mestrado (1999) e Doutorado (2004) em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e graduação em Direito pela Universidade de Cruz Alta (1988). Atualmente é professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da URI, Santo Ângelo, RS e do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNIJUÍ, Ijuí, RS. Coordenador Executivo do PPGD/URISAN.  

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Lucas, D. C., & Santos, A. L. C. (2020). Eros pede passagem: o (não) lugar do amor e do afeto nas narrativas jurídicas contemporâneas / "Eros" asks for passage: the (no) place of love and affection in contemporary legal narratives. REVISTA QUAESTIO IURIS, 13(04), 1739–1759. https://doi.org/10.12957/rqi.2020.40491