Mecanismos de resposta a desastres e recursos do FGTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2021.40273

Palavras-chave:

Direito ambiental. FGTS. Gestão de desastres. Mecanismos privados. Responsabilidade ambiental.

Resumo

A gestão do ciclo dos desastres demanda concepção, planejamento e execução de medidas articuladas entre os entes públicos. Entretanto, é necessária a previsão de mecanismos de resposta privada ao lado de mecanismos públicos. Os mecanismos privados viabilizam maiores recursos e formas de operacionalizar as respostas sociais, ambientais e econômicas em face dos desastres ambientais. A lógica se aplica também aos mecanismos de reconstrução. A utilização dos recursos de contas vinculadas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é enquadrada como mecanismo privado de resposta a desastres. O Decreto n. 8.572/15 reforça interpretação que sustenta a utilização dos recursos tanto em casos de desastres naturais quanto em casos de desastres antropogênicos. O artigo propõe uma interpretação amplificada do potencial de respostas privadas como vias reativas em face de desastres ambientais. Dessa forma, o artigo conclui que os efeitos da norma não implicam qualquer consequência em termos de responsabilidade ambiental, mas sim se restringem nas medidas reativas de gestão de desastres. Além disso, é cabível o ressarcimento dos valores despendidos pelos afetados pelos danos socioambientais.

Biografia do Autor

Marcelo Kokke Gomes, Escola de Direito Dom Helder Câmara, Minas Gerais

Pós-doutor em Direito Público – Ambiental pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Mestre e Doutor em Direito pela PUC-Rio. Especialista em processo constitucional. Procurador Federal da Advocacia-Geral da União. Procurador do Núcleo de Matéria Prioritária e Ambiental da Procuradoria Federal no Estado de Minas Gerais. Professor da Escola de Direito Dom Helder Câmara. Professor de Pós-graduação da PUC-MG. Professor colaborador da Escola da Advocacia-Geral da União. Membro da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil. Membro da Academia Latino Americana de Direito Ambiental. Membro do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública.

Downloads

Publicado

2021-04-06

Como Citar

Gomes, M. K. (2021). Mecanismos de resposta a desastres e recursos do FGTS. REVISTA QUAESTIO IURIS, 14(01), 409–431. https://doi.org/10.12957/rqi.2021.40273