Direito e humanidades: aspectos da formação humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2019.39369

Palavras-chave:

Autonomia, Ensino jurídico, Educação, Imaginário social, Relações humanas.

Resumo

Este artigo é uma reflexão sobre a formação humana nos cursos de Direito e observa que o ensino jurídico, mais que uma formação na área das ciências sociais aplicadas, deve ter a preocupação principal com a formação humana para a vida em sociedade. Trata-se de pesquisa qualitativa com reflexão a partir de estudo teórico. Conclui que há equívoco na forma como se ensina o Direito e se avalia esse ensino, o qual enfatiza a transmissão e memorização de conteúdos jurídicos. Ressalta que é necessário resgatar a unidade do saber humano emancipatório, que o conhecimento da dimensão humanística é que dá sentido ao ensino do Direito em uma universidade, com construção da autonomia de pensamento e não como uma simples formação para o mercado.

Biografia do Autor

Aldemir Berwig, Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul

Doutor e Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUÍ); Especialista em Direito Tributário (UNISUL); Graduado em Direito e Administração (UNIJUÍ); Professor do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIJUÍ; Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNIJUÍ; berwig@unijui.edu.br.

Downloads

Publicado

2020-03-04

Como Citar

Berwig, A. (2020). Direito e humanidades: aspectos da formação humana. REVISTA QUAESTIO IURIS, 12(3), 125–146. https://doi.org/10.12957/rqi.2019.39369