Entre construções e representações do tráfico de mulheres para prostituição, da vulnerabilidade e do consentimento: um estudo crítico sobre a aplicação da norma incriminadora pelo sistema de justiça criminal

Autores

  • Luiz Henrique Garbellini Filho Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP/Franca)
  • Paulo César Corrêa Borges Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP/Franca)

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2019.39067

Palavras-chave:

Sistema de Justiça Criminal, tráfico de pessoas para exploração sexual, prostituição, vulnerabilidade, consentimento

Resumo

Este trabalho é oriundo de pesquisa financiada pela FAPESP e pelo CNPq e teve como escopo principal refletir sobre a resposta jurisdicional dada à aplicação da norma penal incriminadora do tráfico sexual, sobretudo nos casos judicializados em que a mulher consentiu com seu tráfico num contexto de suposta vulnerabilidade. Essa aplicação envolveu profundas discussões em torno do consentimento como meio de dissolver a tipicidade material desse crime, pois o conceito de vulnerabilidade é altamente impreciso. Após o estudo do panorama penal de repressão ao tráfico sexual e sua intersecção com o Sistema Penal, foi analisado o parâmetro de reconhecimento da vulnerabilidade, com o suporte das categorias analíticas do capitalismo e de gênero. Por fim, com os recursos epistemológico da Criminologia Crítica, da Criminologia Crítica Feminista e da Análise do Discurso, foram questionadas as ações e os discursos do Sistema de Justiça Criminal como aspectos de construções e representações de simbolismos na (des)proteção dos direitos sexuais das mulheres traficadas para exploração sexual que consentiram com o fenômeno. A análise qualitativa de acórdãos publicados pelos Tribunais Regionais Federais permitiu revelar que a resposta jurisdicional mais reforça os padrões de gêneros do que rompe com as agências de controle sexual sobre a mulher.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Garbellini Filho, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP/Franca)

Acadêmico em Direito pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Franca). Atualmente, é bolsista FAPESP (processo 18/02101-2), inclusive com realização de estágio de pesquisa na Facultad de Derecho da Universidad de Sevilla (Espanha). Foi bolsista do CNPq. É membro do Núcleo de Estudo da Tutela Penal e Educação em Direitos Humanos (NETPDH) e do Grupo de Pesquisa Direito e Mudança Social (Demus). E-mail: luiz.henrique.garbellini@gmail.com.

Paulo César Corrêa Borges, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP/Franca)

Pós-doutor pela Universidad de Sevilla (Espanha). Graduado, mestre e doutor pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP/Franca). É professor assistente-doutor de Direito Penal da UNESP no âmbito da graduação e da pós-graduação. Foi coordenador da PPGDIREITO - Programa de Pós-graduação em Direito da UNESP. É coordenador do Núcleo de Estudos da Tutela Penal e Educação em Direitos Humanos (NETPDH). É Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo. E-mail: paulo.cc.borges@unesp.br.

Downloads

Publicado

2020-03-04

Como Citar

Garbellini Filho, L. H., & Corrêa Borges, P. C. (2020). Entre construções e representações do tráfico de mulheres para prostituição, da vulnerabilidade e do consentimento: um estudo crítico sobre a aplicação da norma incriminadora pelo sistema de justiça criminal. REVISTA QUAESTIO IURIS, 12(3), 490–527. https://doi.org/10.12957/rqi.2019.39067