Análise comparativa do processo de construção da política criminal no Brasil e em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2019.38982

Palavras-chave:

Política Criminal, Procedimento Legislativo, Garantias Individuais, Análise Comparativa

Resumo

O artigo analisa o processo de criação da política criminal pelo parlamento brasileiro, que combina elementos de segurança pública com os de direito penal, processual e penitenciário, tratando-os conjuntamente como espécie única de política pública. Avalia os critérios para a construção da política criminal, como produto de decisões que pretendem desafiar os crescentes índices de criminalidade e prometem respeito aos direitos e às garantias constitucionalmente protegidos. O estudo tem como referencial empírico a “Lei Quadro da Política Criminal” adotada pela Assembleia da República de Portugal, que opera como marco legal dessa atividade no Estado lusitano. Metodologicamente, o estudo se desenvolve na linha teórico-argumentativa e pretende, comparativamente, explorar e analisar como um estatuto específico de produção de políticas criminais pode favorecer a construção de arranjos normativos mais adequados e coerentes como os desenhos institucionais, preservando-se a integridade dos direitos individuais, concomitantemente com a efetivação da segurança pública, assumindo-se que no cenário brasileiro as grandes questões de segurança pública e dos direitos e garantias são retoricamente articuladas pelo discurso populista e de ocasião.

Biografia do Autor

José Wilson Ferreira Lima, Centro Universitário de Brasília - UniCEUB

Doutorando em Direito - UniCEUB.

Mestre em Direito Constitucional - IDP.

Promotor de Justiça - MPDFT.

Antonio Henrique Graciano Suxberger, Centro Universitário de Brasília - UniCEUB.

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Professor do Máster Oficial em Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento da Universidade Pablo de Olavide (Espanha) e Universidade Internacional da Andaluzia. Professor da Fundação Escola Superior do MPDFT (FESMPDFT) e da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Mestre Em Direito, Estado e Constituição (Universidade de Brasília). Doutor em Derechos Humanos y Desarollo (Universidad Pablo de Olavide, Espanha). Pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos (Ius Gentium Conimbrigae, Universidade de Coimbra). Promotor de Justiça no Distrito Federal.

Downloads

Publicado

2020-03-04

Como Citar

Lima, J. W. F., & Suxberger, A. H. G. (2020). Análise comparativa do processo de construção da política criminal no Brasil e em Portugal. REVISTA QUAESTIO IURIS, 12(3), 588–611. https://doi.org/10.12957/rqi.2019.38982