Apresentação - Dossiê - O sistema de direitos e o desenvolvimento da justiça na Amazônia Ocidental

Autores

  • Rodolfo de Freitas Jacarandá Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Rondônia
  • Delson Fernando Barcellos Xavier Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2018.38151

Resumo

O sistema de justiça acabou se tornando nos últimos anos um grande catalisador de discussões e problemas sociais, recebendo demandas individuais e coletivas que discutem graves questões socioambientais, desenvolvimentistas, político-criminais, de defesa nacional, dentre outras. São esses alguns dos temas a serem abordados no Dossiê “O sistema de direitos e o desenvolvimento da justiça na Amazônia Ocidental”.

Os artigos debatem temas de suma importância para atualizar as investigações sobre o problema da efetividade da proteção jurídica e social dos direitos humanos e do patrimônio socioambiental amazônico brasileiro, colocando em foco o comportamento das instituições do sistema de justiça, com uma visão interdisciplinar, voltada para a preocupação constante com a solução de problemas que a cada dia assumem um caráter cada vez mais emergencial.

Biografia do Autor

Rodolfo de Freitas Jacarandá, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Rondônia

Advogado, Mestre em Filosofia Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP, Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor Adjunto da Universidade Federal de Rondônia. Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça, da Universidade Federal de Rondônia – PPG/DHJUS. Membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB, 2016-2018

Delson Fernando Barcellos Xavier, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Rondônia

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1992), especialização em política estratégica (ADESG/UNIPEC) e Direito Público (UNIR), mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2003) e doutorado em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2013).

Downloads

Publicado

2018-12-10

Como Citar

Jacarandá, R. de F., & Xavier, D. F. B. (2018). Apresentação - Dossiê - O sistema de direitos e o desenvolvimento da justiça na Amazônia Ocidental. REVISTA QUAESTIO IURIS, 11(04), 3211–3212. https://doi.org/10.12957/rqi.2018.38151