Perfil do estudante de Direito, utilização de metodologias ativas e reestruturação pedagógica dos currículos acadêmicos / Law student profile, use of active methodologies and pedagogical restructuring of academic curricula

Autores

  • Mônica Mota Tassigny Unifor
  • Isabelly Cysne Augusto Maia Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2018.29655

Resumo

 Na tentativa de tornar os currículos do curso de direito mais flexíveis, a Resolução n° 09/2004 fixou os conteúdos mínimos e ampliou a duração do curso de direito. Observa-se, entretanto, que o instrumento legislativo supracitado não atingiu seu desiderato, afinal, tanto os defensores, quanto os críticos das reformas curriculares, chegam a uma conclusão comum: as previsões de reformas não resolveram o problema do ensino jurídico, uma vez que esse permanece distante da realidade. Nesse sentido, o presente artigo objetiva caracterizar e analisar o perfil do estudante de direito, os currículos acadêmicos e a sua adequabilidade à realidade, propondo uma alteração didático-pedagógica do ensino jurídico, por meio da utilização das metodologias ativas. Realizou-se pesquisa bibliográfica, documental e de campo. No tocante a pesquisa documental, analisou-se as matrizes curriculares dos cursos de direito no Ceará, elucidando a relevância atribuída às disciplinas propedêuticas, profissionalizantes e práticas. Ademais, aplicou-se na pesquisa de campo questionário, com abordagem quantitativa, objetivando traçar o perfil dos estudantes de direito, identificando os principais escopos profissionais e opiniões dos discentes sobre os métodos de ensino e organização curricular. O desenvolvimento da pesquisa de campo deu-se mediante a técnica de coleta de dados Survey e snowball. Após verificar a crescente necessidade de novas formas de aprendizagem por parte dos alunos em consequência do surgimento de tecnologias e complexização das relações humanas, chegou-se a conclusão de que, não obstante, a flexibilização da estrutura curricular, formalmente estabelecida por meio da Resolução n° 09/2004, as matrizes acadêmicas encontram-se defasadas e são alvos de crítica pelos estudantes. Dessa forma, propõe-se, ad initio, uma mudança didático - pedagógica do ensino, com a aplicação de metodologias ativas.

Palavras-chave: Estudante de Direito; Metodologias Ativas; Currículo Acadêmico.

Abstract  

In an attempt to make the curriculum more flexible, resolution n°. 09/2004 lays down the minimum content and extended the duration of the course. It is noted, however, that the aforementioned legislative instrument to hit your point, after all, both defenders, as critics of the curricular reforms, reach a common conclusion: the reforms did not solved the problem of legal education, since this remains far from reality. In this sense, this article aims to describe and analyze the law student profile, academic curricula and their suitability to reality, proposing a change of didactic-pedagogical legal education through the use of active methodologies. Bibliographical search was performed, and documentary. With regard to documentary research, analyzed curriculum matrices of law courses in Ceará, clarifying the relevance assigned to disciplines, vocational, practical and propedeutics. In addition, applied in the research an questionnaire, with quantitative approach, aiming to draw the profile of law students, identifying the main professional scopes and views of students about teaching methods and curriculum

Keywords: Law Student; Active Methodologies; Academic Curriculum.

Biografia do Autor

Mônica Mota Tassigny, Unifor

Professora Dra. Titular dos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). monica.tass@gmail.com; monicatass@unifor.com

Isabelly Cysne Augusto Maia, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Ordem Jurídica Constitucional pela Universidade Federal do Ceará. Pós Graduanda em Direito Administrativo pela PUC Minas. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Advogada..

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Publicado

2018-05-07

Como Citar

Tassigny, M. M., & Maia, I. C. A. (2018). Perfil do estudante de Direito, utilização de metodologias ativas e reestruturação pedagógica dos currículos acadêmicos / Law student profile, use of active methodologies and pedagogical restructuring of academic curricula. REVISTA QUAESTIO IURIS, 11(2), 817–838. https://doi.org/10.12957/rqi.2018.29655