Dimensões e perspectivas dos direitos humanos: ensino superior das faculdades particulares de Anápolis - Goiás / Dimensions and perspectives of human rights: higher education of the particular colleges of Anápolis - Goiás

Rildo Mourão Ferreira, Vanessa Vilela de Sá

Resumo


DOI: 10.12957/rqi.2018.25562

O presente artigo tem como o objetivo de traçar os panoramas axiológicos e normativos da Ciência dos Direitos Humanos, bem como verificar a influência e a importância destes direitos na formação em ensino superior nas universidades de Anápolis Goiás. Na alvorada do trabalho, justifica-se a esmiuçar os pilares que propiciaram o surgimento da Ciência dos Direitos Humanos através do método dialético-histórico. Nessa esteira, busca-se a compreensão da processualística da formação dos tratados internacionais sobre direitos humanos e a incorporação dos venerandos documentos ao sistema jurídico brasileiro. Ao final, consubstanciou-se a aplicação dos fundamentos dos direitos humanos à formação do corpo discente no bojo dos cursos de graduação através da observação e da pesquisa de campo realizada em estabelecimento de ensino superior na cidade de Anápolis, com a comprovação e preocupação em considerar de suma importância na capacitação contínua do corpo docente por meio do cotejamento à Ciência dos Direitos Humanos como coluna dorsal das matrizes curriculares. Para atingir esses objetivos foram empregados os métodos dialético-comparativo, por meio de pesquisa, análise e síntese em textos normativos e legislativos, dispositivos jurisprudenciais e preleções doutrinárias, e a aplicação de testes para averiguar a aplicação dos vetores conceituais aos cursos de graduação em Instituições de Ensino na Cidade de Anápolis Goiás.

Palavras-chave: Direitos Humanos; Direitos Fundamentais; Ensino Superior; Dimensões e Perspectiva; Tratados

Abstract

This article is intended to trace the axiological and normative panoramas of Science of Human Rights and check the influence and importance of these rights in education in higher education in the universities of Anápolis Goiás. In the work dawn, it is justified to crushing the pillars that led to the emergence of the Science of Human rights through the dialectical-historical method. On this track, we seek the understanding of processualistic of the formation of international treaties on human rights and incorporation of the venerable documents to the Brazilian legal system. At the end, it embodied to the application of the fundamentals of human rights training of the student body in the midst of undergraduate courses through observation and field research in the higher education institution in the city of Annapolis, with proof and concern to consider of paramount importance in the continuous training of the teaching staff through the readback the Science of Human rights as backbone of the curriculum matrices. To achieve these goals we employed the dialectical-comparative methods through research, analysis and synthesis of regulatory and legislative texts, jurisprudential devices and doctrinal lectures, and application testing to verify the application of the conceptual vectors to undergraduate courses in institutions Teaching in the city of Anapolis Goiás.

Keywords: Human Rights; Higher education; Perspective and Applicability.


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DOI: https://doi.org/10.12957/rqi.2018.25562

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