Povos indígenas e ações afirmativas: aspectos sobre a implementação da lei n. 12.711/2012 pelas instituições de ensino federais / Affirmative action and indigenous peoples: issues on the implementation of law no. 12,711 / 2012 by the federal education...
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2015.18831Resumo
Trabalho enviado em 22 de fevereiro de 2015.Aceito em 03 de maio de 2015
DOI: 10.12957/rqi.2015.18831
Resumo
No presente artigo, analisa-se o sistema de reserva de vagas instituído pela Lei. n. 12.711/2012 para povos indígenas nas universidades e nos institutos técnicos federais. No contexto das políticas afirmativas voltadas a esse grupo vulnerável e das reivindicações do movimento indígena brasileiro, discute-se o espaço deixado pela Lei n. 12.711 para a atuação das instituições de ensino federais, no sentido de ajustarem os critérios de ingresso dos indígenas às especificidades desses povos, de modo a tornarem a medida afirmativa adequada e eficaz. Neste sentido, propõe-se que as universidades e os institutos técnicos de nível médio, no âmbito de sua autonomia, possam adotar o método de identificação dos candidatos segundo os parâmetros da Convenção 169 da OIT, bem como realizar processo seletivo diferenciado para os estudantes indígenas.
Palavras-chave: Povos indígenas. Ações afirmativas. Lei n. 12.711/2012. Convenção 169 OIT. Seleção diferenciada.
Abstract
In this article, we analyze the vacancies reservation system established by Law. N. 12,711 / 2012 for indigenous peoples in universities and federal technical institutes. In the context of affirmative policies to this vulnerable group and the claims of the Brazilian indigenous movement, it discusses the space left by Law n. 12,711 for the performance of the federal educational institutions in order to adjust the indigenous entry criteria specific characteristics of the people in order to make adequate and effective affirmative action. In this sense, it is proposed that universities and middle-level technical institutes in the framework of its autonomy, can adopt the method of identifying the candidates according to the parameters of ILO Convention 169 as well as perform differentiated selection process for indigenous students .
Keywords: Indigenous peoples. Affirmative action. Law n. 12,711 / 2012. ILO Convention 169. Differentiated selection
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista Quaestio Iuris. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista Quaestio Iuris pela primeira publicação do trabalho. A Revista Quaestio Iuris obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Quaestio Iuris Law Review. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Quaestio Iuris Lae Review for the first publication of the work. The Quaestio Iuris Law Review complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.