ECOLOGIZANDO E DIALOGIZANDO SABERES DECOLONIAIS, PÓS-HUMANISTAS E INDÍGENAS PARA SE (RE)PENSAR A LINGUAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.72661

Palavras-chave:

Decolonialidade, Pós-humanismo, Onto-epistemologias indígenas, Linguagem.

Resumo

Após o contexto de pandemia que vivemos, fomos impelidas(os), quiçá forçadamente, a refletir sobre em que pé se encontra nossa relação com o planeta e a natureza, de forma geral. É urgente, portanto, pensar em modos de vida alternativos aos anteriormente vividos/impostos. A decolonialidade, por um lado, urge que examinemos os efeitos e ranços coloniais sobre os corpos e saberes não brancos/europeus, em especial os latinos, negros e indígenas, a fim de retirá-los da subalternidade e resgatá-los para uma posição de legitimidade. O pós-humanismo, por outro, questiona mais a fundo o que significa “ser humano”, entendendo essa figura como imersa em uma complexa rede de relações com entidades não-humanas. Ambos os projetos se cruzam, segundo Sousa e Pessoa (2019), na medida que enxergam nas onto-epistemologias indígenas vias para se imaginar uma convivência mais justa entre entidades humanas e não-humanas. Respaldada pela ideia de ecologia dos saberes (SANTOS, 2007) e diálogos interepistêmicos (NASCIMENTO, 2017), a proposta deste texto é “ecologizar/dialogizar” elaborações de autoras(es) que se debruçam sobre a decolonialidade, o pós-humanismo e as onto-epistemologias e cosmologias indígenas, a fim de refletir sobre uma (nova) concepção de linguagem.

Biografia do Autor

Victor Hugo Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Goiás (2019) e licenciado em Letras-Inglês pela Universidade Federal de Goiás (2012). Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal Goiano. Goiânia, Goiás, Brasil.

Referências

ALVES, José Eustáquio Diniz. Antropoceno: a era do colapso ambiental. Disponível em: https://cee.fiocruz.br/?q=node/1106. Acesso em: 20 jan. 2023.

APPLEBY, Roslyn; PENNYCOOK, Alastair. Swimming with sharks, ecological feminism and posthuman language politics. Critical Inquiry in Language Studies, v. 14, n. 2-3, p. 239-261, 2017. Disponível em:

https://doi.org/10.1080/15427587.2017.1279545. Acesso em: 20 jan. 2023.

BALLESTRIN, Luciana Maria de Aragão. Modernidade/Colonialidade sem “Imperialidade”? O Elo Perdido do Giro Decolonial. DADOS – Revista de Ciências Sociais, v. 60, n. 2, p. 505-540, 2017. Disponível em:

https://doi.org/10.1590/001152582017127. Acesso em: 20 jan. 2023.

BARAD, Karen. Posthumanist performativity: Toward and understanding of how matter comes to matter. Signs: Journal of Women in Culture and Society, v. 28, n. 3, p. 801-831, 2003. Disponível em:

https://doi.org/10.1086/345321. Acesso em: 20 jan. 2023.

BORELLI, Julma Dalva Vilarinho Pereira; SILVESTRE, Viviane Pires Viana; PESSOA, Rosane Rocha. Towards a Decolonial Language Teacher

Education. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 20, n. 2, p. 301-324, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-6398202015468. Acesso em: 20 jan. 2023.

CANAGARAJAH, Suresh. Materializing ‘competence’: perspectives from international STEM scholars. The Modern Language Journal, v. 102, n. 2, p. 268-291, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1111/modl.12464. Acesso

em: 20 jan. 2023.

FERRANDO, Francesca. Posthumanism, Transhumanism, Antihumanism, Metahumanism, and New Materialisms: differences and relations. Existenz, vol. 8, n. 2, p. 26-32, 2013. Disponível em :

https://existenz.us/volumes/Vol.8-2Ferrando.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.

IPAXI ‘AWYGA TAPIRAPÉ, Gilson. Takãra: centro epistemológico e sistema de comunicação cósmica para a vitalidade cultural do mundo Apyãwa. 140 f.

Dissertação, Mestrado em Letras e Linguística. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11124. Acesso em: 20 jan.

KOPENAWA, David; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

KUBY, Candace R.; CHRIST, Rebecca C. The matter we teach with matters: Teaching with theory, theorizing with (textbook) bodies. Qualitative Inquiry, v. 26, n. 1, p. 71-80, 2020. Disponível em:

https://doi.org/10.1177/1077800419874826. Acesso em: 20 jan. 2023.

LATOUR, Bruno. Pandora's hope: essays on the reality of science studies. Cambridge e London: Harvard University Press, 1999.

MEHINAKU, Mutua. TETSUALÜ: pluralismo de línguas e pessoas no Alto Xingu. 221 f. Dissertação, Mestrado em Antropologia Social. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: https://etnolinguistica.wdfiles.com/local--files/tese:mehinaku- 2010/mehinaku_2010.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.

MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Tradução de Marco Oliveira. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 32, n.

, p. 1-18, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.17666/329402/2017.

Acesso em: 20 jan. 2023.

MIGNOLO, Walter. D. Coronavirus: el Estado y los signos de um cambio de época. Disponível em: https://www.lavaca.org/notas/coronavirus-el-estado- y-los-signos-de-un-cambio-de-epoca/. Acesso em: 20 jan. 2023.

MIGNOLO, Walter. D. Histórias Locais/Projetos Globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Tradução de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

NASCIMENTO, André Marques do. A queda do céu: elementos para a descentralização epistemológica dos estudos da linguagem desde visões indígenas. In: ZOLIN-VESZ, Fernando (Org.). Linguagens e descolonialidades: práticas linguageiras e produção de (des)colonialidade no mundo contemporâneo. Campinas: Pontes, 2017. p. 55-78.

NYN. Juão. Tybyra: uma tragédia indígena brasileira. São Paulo: Selo do Burro, 2020.

OLIVEIRA, Elismênnia Aparecida; PINTO, Joana Plaza. Linguajamentos e contrahegemonias epistêmicas sobre linguagem em produções escritas indígenas. Linguagem em (Dis)curso, v. 11, n. 2, p. 311-335, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1518-76322011000200006. Acesso em: 20 jan. 2023.

PENNYCOOK, Alastair. Posthumanist applied linguistics. Oxford e New York: Routledge, 2018.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: Conselho Latino-americano de Ciências Sociais – CLACSO, 2005. p. 107-130.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. São Paulo: Boitempo, 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.

SAUSSURE, Ferdinand de. Course in general linguistics. Tradução de Wade Baskin. New York: Columbia University Press, 2011.

SOUSA, Laryssa Paulino de Queiroz; PESSOA, Rosane Rocha. Humans, nonhuman others, matter and language: a discussion from posthumanist and decolonial perspectives. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 58, n. 2, p.

-543, 2019. Disponível em:

https://doi.org/10.1590/010318135373715822019. Acesso em: 20 jan. 2023.

TODD, Zoe. An indigenous feminist’s take on the ontological turn: ‘ontology’ is just another word for colonialism. Journal of Historical Sociology, v. 29, n. 1, p. 4-22, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1111/johs.12124. Acesso

em: 20 jan. 2023.

VERONELLI, Gabriela Alejandra. Sobre a colonialidade da linguagem. Tradução de Silvana Daitch. Revista X, v. 16, n. 1, p. 71-80, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v16i1.78169. Acesso em: 20 jan. 2023.

WALSH, Catherine E. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in- surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, Vera Maria Ferrão (Org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. p. 12-43.

WALSH, Catherine E. Interculturalidad, colonialidad y educación. Revista Educación y Pedagogía, v. XIX, n. 48, p. 25-35, 2007. Disponível em: https://flacsoandes.edu.ec/sites/default/files/agora/files/1265909654.interc ulturalidad colonialidad_y_educacion_0.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.

Downloads

Publicado

2023-03-10

Como Citar

Oliveira Magalhães, V. H. (2023). ECOLOGIZANDO E DIALOGIZANDO SABERES DECOLONIAIS, PÓS-HUMANISTAS E INDÍGENAS PARA SE (RE)PENSAR A LINGUAGEM. Periferia, 15, e72661. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.72661

Edição

Seção

Artigos