AÇÕES AFIRMATIVAS NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA: UM OLHAR A PARTIR DA DIRETORIA SISTÊMICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E ASSUNTOS ESTUDANTIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70531

Palavras-chave:

Avaliação das cotas, ação afirmativa, Assistência estudantil, Racismo institucional

Resumo

Este artigo propõe-se apresentar algumas considerações sobre as ações institucionais construídas para o fortalecimento das ações afirmativas no Instituto Federal da Bahia-IFBA. Para tanto, destaca-se um conjunto de proposições implementadas pela Diretoria Sistêmica de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis-DPAAE, entre 2020 e 2022. Enfatiza-se a necessidade da avaliação e monitoramento das ações afirmativas para negros, indígenas e pessoas com deficiência, especialmente estas beneficiadas pela Lei Federal 12.711/12 (Lei de cotas) nas Instituições Federais por critérios de escola pública, renda e sub-cotas raciais e étnicas. Dessa forma, espera-se contribuir com as discussões sobre a formulação de metodologias de planejamento, monitoramento e avalição das políticas de ações afirmativas e assistência estudantil no sentido da ampliação das condições de acesso, permanência e exito para negros, indígenas, pessoas com deficiência e brancos pobres que são beneficiados pela Lei de cotas nas instituições de ensino.

Biografia do Autor

Cacilda Ferreira dos Reis, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador. Mestra em Política Social/UnB e doutora em Ciências Sociais/Unicamp. Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais-UFOB. Assistente Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Reitoria, atuando como Chefe do Departamento de Assuntos Estudantis da Diretoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis/DPAAE. Membro da Câmara Básica de Assessoramento e Avaliação da Área de Ciências Sociais e Aplicáveis da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), biênio 2021-2023. 


Marcilene Garcia de Souza, Instituto Federal da Bahia - IFBA/ Campus Salvador e Diretora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis do IFBA.

Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2010); Bolsista do Programa Internacional de Bolsas na Pós Graduação da Fundação Ford - International Fellowships Program ( 2007 a 2010); Possui Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná -UFPR (2003); Especialização em Culturas Africanas e Relações Interétnicas na Educação Brasileira (2000); É Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná -UFPR(1998); É pesquisadora sobre Relações Raciais no Brasil, na área de Ações Afirmativas na Educação e cotas em concursos públicos. É atualmente Líder do Grupo de Pesquisa Reexistência (sobre Negros e Povos Indígenas), professora da disciplina de Sociologia do Instituto Federal da Bahia - IFBA/ Campus Salvador e Diretora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis do IFBA.

Valdeluce Nascimento Santos, Instituto Federal da Bahia, campus Simões Filho.

Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (2004). Assistente Social do Instituto Federal da Bahia, campus Simões Filho. Coordenadora Geral do Projeto Afirmacotas da Diretoria Sistêmica de Políticas Afirmativas e Assuntos  Estudantis  (DPAAE-IFBA). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Educação, e dedica-se ao estudo das questões Étnicorraciais.


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Publicado

2023-03-10

Como Citar

Reis, C. F. dos, Souza, M. G. de, & Santos, V. N. (2023). AÇÕES AFIRMATIVAS NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA: UM OLHAR A PARTIR DA DIRETORIA SISTÊMICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E ASSUNTOS ESTUDANTIS. Periferia, 15, e70531. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70531

Edição

Seção

Dossiê