AÇÕES AFIRMATIVAS NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA: UM OLHAR A PARTIR DA DIRETORIA SISTÊMICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E ASSUNTOS ESTUDANTIS

Cacilda Ferreira dos Reis, Marcilene Garcia de Souza, Valdeluce Nascimento Santos

Resumo


Este artigo propõe-se apresentar algumas considerações sobre as ações institucionais construídas para o fortalecimento das ações afirmativas no Instituto Federal da Bahia-IFBA. Para tanto, destaca-se um conjunto de proposições implementadas pela Diretoria Sistêmica de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis-DPAAE, entre 2020 e 2022. Enfatiza-se a necessidade da avaliação e monitoramento das ações afirmativas para negros, indígenas e pessoas com deficiência, especialmente estas beneficiadas pela Lei Federal 12.711/12 (Lei de cotas) nas Instituições Federais por critérios de escola pública, renda e sub-cotas raciais e étnicas. Dessa forma, espera-se contribuir com as discussões sobre a formulação de metodologias de planejamento, monitoramento e avalição das políticas de ações afirmativas e assistência estudantil no sentido da ampliação das condições de acesso, permanência e exito para negros, indígenas, pessoas com deficiência e brancos pobres que são beneficiados pela Lei de cotas nas instituições de ensino.


Palavras-chave


Avaliação das cotas; ação afirmativa; Assistência estudantil; Racismo institucional

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DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70531

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Revista Periferia, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ - ISSN: 1984-9540