AÇÕES AFIRMATIVAS E EDUCAÇÃO BÁSICA: uma relação em construção

Alessandra Pio

Resumo


Este trabalho utiliza alguns dos resultados obtidos em pesquisa doutoral, concluída em 2020, para ratificar a necessidade de fortalecermos o debate sobre a Lei nº 10639/2003 como constructo de ação afirmativa para estudantes negras/os da Educação Básica. A pesquisa mencionada constatou, dentre outras questões, que aquilo que consideramos como abertura democrática de espaços escolares elitizados e de prestígio, como as Instituições Federais de Ensino, ainda não é o bastante para atender às demandas da população negra. Observou-se a ausência de ações afirmativas de auxílio financeiro, mas também voltadas para a adequação de currículos e posturas – como demanda a referida lei – possibilitando a permanência de estudantes negras/os com qualidade em instituições de ensino básico.  


Palavras-chave


Educação Básica; Ações Afirmativas; Permanência; Racismo

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DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70433

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Revista Periferia, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ - ISSN: 1984-9540