QUOTAS FOR BLACKS IN CONTEST TO FILL TECHNICAL POSITIONS AT UFRRJ: a case study

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70432

Palavras-chave:

Institutional Racism, Ethnic-Racial Quota Law, Institutional Managers

Resumo

 

 Abstract

Here we direct our analysis to a data collection regarding an ethnic-racial study carried out with public workers from Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ), occupying the position of Administration Assistants, which requires high school knowledge, tracing an a priori and a posteriori comparison to the application of Law 12.990/2014, 2014 and therefore after the implementation of Law 12.711/2012, popularly known as the “Lei de Quotas”. The data were collected at this university, in particular, due not only to the access provided to researchers, since they work at the institution, which simplifies the gathering of concrete and truthful information, which is of extreme essentiality for the proposed investigation, but also because the UFRRJ is located in the Baixada Fluminense, a geographic region that concentrates a significant population of black men and women. The position of Administration Assistant was chosen, because it reunites a significant number of occupants as well as for being one of the key positions for the development of the administrative activities of this university.

Keywords: Institutional Racism, Ethnic-Racial Quota Law, Institutional Managers

Biografia do Autor

Ahyas Siss, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Associado da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Possui Graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ -, Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Pós-Doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ). É líder do GPESURER - Grupo de Pesquisa Ensino Superior e Relações Étnico-Raciais, membro do LEAFRO - (NEABi) da UFRRJ e Coordenador do OPAAS - Observatório de Políticas de Ações Afirmativas no Sudeste, com publicações na área de Relações Étnico-Raciais e Educação Brasileira. É professor/pesquisador e membro permanente do PPGEduc (M/D) Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ, Linha de Pesquisa III - Educação e Diversidades Étnico-Raciais.  Tem experiência nas áreas de antropologia social, sociologia e educação atuando principalmente nas seguintes áreas: antropologia das populações afro-brasileiras, ação afirmativa e ensino superior, educação das relações étnico-raciais, formação de professores e Lei 10.639/2003. Membro da ANPEd

Angela Ferreira Pace, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui Doutorado em Educação pelo PPGEDUC/UFRRJ, Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Mestrado em Educação pelo PPGEDUC/UFRRJ, Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, possui graduação em Letras pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (1986) e graduação em Direito pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (1998). Atualmente é Diretora de Admissão, Saúde e Desenvolvimento de Pessoas, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pesquisadora da temática das relações étnico-raciais, em especial, o racismo institucional, sendo integrante de grupos de pesquisa, GPESURER e OPPAAS. Tem experiência na área de lecionação em Letras, com ênfase em LÍNGUA PORTUGUESA/LÍNGUA INGLESA e, também, na elaboração e execução de concursos públicos e na legislação pertinente a direito administrativo, além de ser integrante de comissões de heteroidentificação

Referências

ANDREWS, George Reid. Negros e Brancos em São Paulo. Tradução: Magda Lopes; revisão técnica e apresentação Maria Lígia Coelho Prado. – Bauru: EDUSC, 1998.

BARTH, Fredrik. Ethnic groups and boundaries. The social organization of culture difference. Boston: Little, Brown and Company, 1969.

BRASIL. Lei 12.990, de 9 de junho de 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L12990.htm Acesso em 15 fev 2016.

BRASIL. Lei 12.288, de 20 de julho de 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12288. Acesso em 15 fev 2016.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 2 ed - Rio de Janeiro : Bertrand Brasil, 1998.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. NOGUEIRA, M. A.(org.). Petrópolis: Vozes, 2005.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Tradução Maia Helena Kuhner – 5 ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007

COMPARATO, F. O Princípio da igualdade e a escola. Cadernos de Pesquisa, n.104, p.47-57, jul. 1998.

DU BOIS, W. E B. The Souls of Black Folk. Greenwich, Conn: Fawcctt Publications, 1961.

DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. / As formas elementares da vida religiosa. In: Coleção Os pensadores. São Paulo, Abril Cultural, 1978.

ERIKSEN, Thomas Hylland. Ethnicity and Nationalism. Anthropological Perspectives. London: Pluto Press 1993

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1982.

FREYRE, Gilberto. Casa grande & senzala. Rio de Janeiro: José Olympio, 1933.

GILROY, Paul. O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. Tradução de Cid Knipel Moreira – São Paulo: 34 ed - Rio de Janeiro: Universidade Cândido Mendes, Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2008.

GOMES, Nilma Lino. In Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal 10.639/03. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. (Coleção Educação para Todos)

HASENBALG, Carlos A. Discriminação e Desigualdades Sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Síntese de Indicadores Sociais. Uma análise das condições de vida da população brasileira – 2013.

LOPES, Fernanda http://www.inesc.org.br/biblioteca/publicacoes/artigos/Racismo%20-

%20texto%20do%20Peck.pdf Acesso: 10 jan 2011.

MAGGIE, Yvonne; FRY, Peter. – Cotas Raciais – Construindo um país dividido? Econômica, Rio de Janeiro, v 6, n 1, junho 2004.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento científico: pesquisa qualitativa em saúde. 2a edição. São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec- Abrasco, 1993.

MUNANGA, K. Políticas de ação afirmativas em benefício da população negra no Brasil: um ponto de vista em defesa de cotas. Sociedade e cultura, Vol. 4, Núm. 2, julio-diciembre, 2001, p. 31- 43. Universidade Federal de Goiás – Brasil.

ROSEMBERG, Fulvia. Literatura Infantil e Ideologia. São Paulo: Global, 1985.

SANTOS, Sales Augusto dos. Ação Afirmativa ou a Utopia Possível: O Perfil dos Professores e dos Pós-Graduandos e a Opinião destes sobre Ações Afirmativas para os Negros Ingressarem nos Cursos de Graduação da UnB. Relatório Final de Pesquisa. Brasília: ANPEd/ 2° Concurso Negro e Educação, mimeo, 2002.

SANTOS, Sales Augusto dos. Movimentos negros, educação e ações afirmativas. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade de Brasília (UnB), Brasília, jun. 2007.

SILVA, Ana Célia da. A desconstrução da discriminação no livro didático. In Superando o Racismo na escola. 2ª edição revisada / Kabengele Munanga, organizador. – [Brasília]: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

SILVA, Paulo Vinícius Baptista. O racismo discursivo e avaliações do programa nacional de livros didáticos. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, MS, v. 12, n. 24, p. 6-29, jul.-dez./2006.

SILVÉRIO, Valter Roberto. Ação afirmativa e o combate ao racismo institucional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, n. 117, p. 219-246, novembro/2002.

SILVÉRIO, Valter Roberto. Ação Afirmativa: percepção da "Casa Grande" e da

“Senzala". Perspectivas (São Paulo), São Paulo, v. 26, p. 57-79, 2003.

SILVÉRIO, Valter Roberto. Negros em movimento: a construção da autonomia pela afirmação de direitos. In: BERNARDINO, J.; GALDINO, D. (Orgs.). Levando a raça a sério: ação afirmativa e universidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. p.39-70.

SISS, Ahyas. Negros, Cotas e Ação Afirmativa: razões históricas. Rio de Janeiro: Quartet, 2003.

WEBER, Max. Ensaios de sociologia. 5. ed. -. Rio de Janeiro: LTC Ed., 1982.

WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Tradução de: BARBOSA, Regis; BARBOSA, Karen Elsabe. Vol.I. Brasília: UNB, 2009.

Downloads

Publicado

2023-03-10

Como Citar

Siss, A., & Pace, A. F. (2023). QUOTAS FOR BLACKS IN CONTEST TO FILL TECHNICAL POSITIONS AT UFRRJ: a case study. Periferia, 15, e70432. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70432

Edição

Seção

Dossiê