AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO BÁSICO – IMPLICAÇÕES EM UMA ESCOLA DA BAIXADA FLUMINENSE
Resumo
Este artigo tem as suas lentes analíticas voltadas para a discussão do entendimento da relações étnico-raciais e as políticas de ação afirmativa para o acesso ao ensino médio em instituições federais de ensino médio. Este estudo tem como foco uma unidade de ensino básico da cidade de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. O pano de fundo desta pesquisa, que originou este artigo é o Projeto Educação para as relações étnico raciais na escola - “múltiplas Identidades”, onde os sujeitos da pesquisa foram os docentes e pessoal de apoio e administrativo de uma unidade de ensino da periferia da cidade de Nova Iguaçu/RJ. Além das discussões que perpassam um breve relato sobre as políticas de ação afirmativa, este artigo tratou também das bancas de heteroidentificação, que surgiram como ferramentas no combate à afroconveniência. Os resultados da banca de heteroidentificação, operacionalizada para confirmar ou não as autodeclarações étnico-raciais dos sujeitos de pesquisa mostraram, que alguns não se reconheciam como negros e isto afeta diretamente a sua participação no processo de informação e efetivação da lei 12711/2012, mais conhecida como lei de cotas, junto aos alunos do ensino básico.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70333
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil
Revista Periferia, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ - ISSN: 1984-9540