EVENTOS E IDENTIDADE NEGRA NA UNIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70322

Palavras-chave:

Identidades negras, Coletivo negro, Relações raciais.

Resumo

Uma das missões das universidades brasileiras é propiciar, além das técnicas e da ciência, uma educação integral que valoriza e respeita o ser humano por completo considerando as diferenças raciais, culturais, históricas, identitárias, das classes sociais, de gêneros, entre outras. Uma das formas desta valorização pode ser feita por meio das atividades extrassala de aula, a exemplo dos eventos, que são realizados durante os vários anos, em média de quatro a cinco, em que os(as) estudantes passam na universidade. Desse modo, com foco na educação antirracista, o objetivo deste artigo é compreender a relevância dos eventos que tratam das questões raciais, no processo de afirmação das identidades negras, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na visão de professores e estudantes negros e brancos, bem como analisar a dinâmica em que esses processos acontecem. A pesquisa é qualitativa e analisa as narrativas de vida desses sujeitos, em perspectiva etnossociológica, a partir de dados de uma pesquisa de mestrado em Educação. As perguntas norteadoras da pesquisa são: existe apoio institucional para esses eventos? Como se dá essa relação? Os resultados apontam que as reflexões e as discussões proporcionadas por esses eventos acontecem, principalmente, depois de uma entrada maior de negros(as) na universidade, principalmente pela iniciativa dos próprios coletivos negros. A partir dos dados, percebe-se que os eventos desses coletivos favorecem as afirmações das identidades negras e oportunizam uma educação antirracista, entretanto, muitas vezes, sob pressões e conflitos.

Biografia do Autor

Tatiane de Oliveira, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Cuiabá/Octayde Jorge da Silva

Tatiane de Oliveira 

E-mail: tatioliveirasp@hotmail.com  

Professora do Instituto Federal de Mato Grosso, em Cuiabá/MT, Brasil. Doutoranda em Estudos de Linguagem na UFMT. Mestra em Educação, com foco nas relações raciais brasileiras, pela mesma universidade. 

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4338-8960  

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8482144638090999 

Sérgio Pereira dos Santos, Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá.

Sérgio Pereira dos Santos 

Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) 

Pós-Doutorando em Sociologia pela Universidade de Brasília 

Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Relações Raciais e Educação (Nepre) 

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1218-214X 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9044437804351118 

Referências

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.

Brasília, 2003. Disponível em: l1nq.com/C40wH. Acesso em: 30 ago. 2022.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no

currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, 2008. Disponível em: l1nq.com/lL8Ky. Acesso em: 30 ago. 2022.

BRASIL. Lei nº. 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: l1nq.com/3sLuR. Acesso em: 30 ago. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições

Periferia, v. 15, p. 1-22, 2023, e70322 20

federais de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, 28 dez. 2016. Disponível em: l1nq.com/mtLOq. Acesso em: 30 ago. 2022.

BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

DOMINGUES, Petrônio. Uma história não contada: negro, racismo e branqueamento em São Paulo no pós-abolição. São Paulo: Editora Senac, 2004.

FREYRE, GILBERTO. Casa-grande & senzala. 34 ed. Rio de Janeiro / São Paulo: Record, 1933.

FERNANDES, FLORESTAN. Do escravo ao cidadão. In: BASTIDE, Roger; FERNANDES, Florestan (Orgs.). Brancos e negros em São Paulo. v. 305, 3 ed. São Paulo: Editora Nacional, 1971, p. 21-81.

GOMES, Nilma. Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

G1. Governo oficializa saída de Milton Ribeiro, quarto ministro da educação de Bolsonaro, 2022. Disponível em: l1nq.com/Dd2Ps. Acesso em: 30 ago.

HASENBALG, Carlos. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Tradução: Patrick Burglin. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

HASENBALG, Carlos; SILVA, Nelson Valle. Relações Raciais no Brasil Contemporâneo. Rio de Janeiro, Rio Fundo Editora, 1992.

LODY, Raul. Cabelos de axé: identidade e resistência. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2004.

MATOS, Maurício; BISPO, Ana; LIMA, Elane. Educação antirracista e a lei 10.639/03: uma proposta de implementação a partir do novembro negro do IFBA. Holos, v.2, p. 349-359, 2017. Disponível em: l1nq.com/stQ87. Acesso em: 30 ago. 2022. ISSN: 1807-1600 DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.4861

MINAYO, Maria. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde.

ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 2010.

MUNANGA, Kabengele. Negritude e identidade negra ou afrodescendente: um racismo ao avesso?. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 4, n. 8, p. 06-14, 2012. Disponível em: l1nq.com/eG6aJ.

Acesso em: 20 ago. 2022.

OLIVEIRA, Tatiane; SANTOS, Sérgio. A matemática da raça nas relações raciais brasileiras. In: SILVA, Emãnuel; GUIMARÃES, Maristela; RAMOS, Samira (orgs.).

Fronteira Plural: tratado antirracista, representações e resistências em Mato Grosso. Curitiba: CRV, V.1, 2021, p. 305-312.

OLIVEIRA, Tatiane. Entre bolhas raciais, podas e sonhos: as relações entre identidades negras e brancas em suas dimensões estéticas (cabelo e corpo afro) no contexto das ações afirmativas da UFMT. Orientador: Sérgio Pereira dos Santos. 2020, 241 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2020. Disponível em: l1nq.com/3ADGc.

Acesso em: 15 ago. 2022.

PAIXÃO, Marcelo. A lenda da modernidade encantada: por uma crítica ao pensamento social brasileiro sobre as relações raciais e projeto de Estado- nação. Curitiba: CRV, 2014.

PIERSON, Donald. Brancos e prêtos na Bahia: São Paulo: Editora Nacional (Brasiliana; v. 241), 1971.

PINTO, Neusa. Ativismo de mulheres negras em Cuiabá: práticas de comunicação e vinculação social. Orientador: Yuji Gushiken. 2018, 294 f. (Dissertação de Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea).

Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá/MT, 2018. Disponível em: l1nq.com/uMHGv. Acesso em: 19 ago. 2022.

SCHWARCZ, Lilia. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil - 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SANSONE, Livio. As relações raciais em Casa Grande e Senzala revisitadas à luz do processo de internacionalização e globalização. In: MAIO, Marcos; SANTOS, Ricardo (orgs.). Raça, ciência e Sociedade. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1996, p.

-217.

SANTOS, Sales. Educação: um pensamento negro contemporâneo. Jundiaí, Pacu Editorial, 2014.

SOUZA, Neusa. Tornar-se negro: ou as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. 2. ed., Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.

Downloads

Publicado

2023-03-10

Como Citar

Oliveira, T. de, & Santos, S. P. dos. (2023). EVENTOS E IDENTIDADE NEGRA NA UNIVERSIDADE. Periferia, 15, e70322. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.70322

Edição

Seção

Dossiê