NOTAS DE UMA PESQUISA COM INTELECTUAIS NEGROS(AS) DA ASSOCIAÇÃO DE PESQUISADORES(AS) NEGROS(AS) DA BAHIA/APNB: “amefricanizando” experiências em um “xirê” epistêmico decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.66626

Palavras-chave:

Intelectuais Negros(as), “Xirê” Epistêmico, História oral, Amefricanidades.

Resumo

O artigo apresenta algumas reflexões sobre uma pesquisa que contou com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Inserida no campo de estudos dos cotidianos, estabeleceu diálogos com intelectuais da Associação de Pesquisadores(as) Negros(as) da Bahia (APNB) buscando compreender, entre outras questões, como se posicionam na luta antirracista e quais repertórios político-culturais influenciaram e ainda mantêm unidos(as) estes(as) mesmos(as) pesquisadores(as) em torno da Associação. No presente texto, estão descritos os caminhos metodológicos percorridos na pesquisa, além dos descritivos da APNB. Com base nos pressupostos da história oral estabeleceu-se um “xirê” epistêmico decolonial, uma aproximação, representação simbólica tomada por empréstimo do universo epistemológico afro-brasileiro, especificamente das religiões de matrizes africanas que serviu como ferramenta fundamental permitindo localizar, a partir das narrativas destes(as) intelectuais negros(as), as suas experiências nos diversificados movimentos negros e nas universidades. Todas essas questões foram desenvolvidas à luz do conceito de Amefricanidade (GONZALEZ, 1988).

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Santos da Silva Gustavo Santos, UERJ

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd/UERJ na Linha de Pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. Mestre em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduc/UNEB e licenciado em História também pela Universidade do Estado da Bahia/UNEB. Durante o curso de doutorado, foi bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro na modalidade FAPERJ Nota 10. É pesquisador do Grupo FIRMINA - PÓS-COLONIALIDADE: Educação, História, Cultura e Ações Afirmativas (UNEB), na Linha de Pesquisa Pensamentos e Intelectuais negras(os): diálogos e combates contemporâneos e do Grupo de Pesquisa Culturas e identidades no cotidiano (ProPEd - UERJ). Compõe o Conselho Fiscal da APNB (Associação de Pesquisadores(as) Negros(as) da Bahia/UNEB/Salvador-Bahia-Brasil.

Referências

ALCÂNTARA, Débora Menezes. A categoria política quilombola na encruzilhada: um olhar possível do encontro das vertentes epistêmicas decolonial e das autoras amefricanas Beatriz do Nascimento e Lélia Gonzalez. In: CONGRESSO INTERNACIONAL FOMERCO, 15, 2017, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, set. 2017, p.1-13. Disponível em: http://www.congresso2017.fomerco.com.br/resources/anais/8/1505962597

_ARQUIVO_DEBORAMALCANTARAFOMERCO2017.pdf. Acesso em 08 mar. 2020.

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda. Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis: DP et Alli, 2010.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BARROS, José Costa D’assunção. O tratamento historiográfico de fontes dialógicas. Revista Expedições: Teoria da História & Historiografia. Ano 3, N.4, Julho 2012.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência.

Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.

BRAH, Avtar. Cartografías de la diáspora: identidades en cuestión. Madrid: Traficantes de Sueños, 2011.

BRAH, Avtar. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu, n. 26, p. 329-376, 2006.

CAMARGO, Aspásia. Os usos da história oral e da história de vida: trabalhando com elites políticas. Revista de Ciências Sociais, v. 27, n. 1, p. 5-28, 1984.

CARDOSO, Cláudia Pons. Amefricanizando o feminismo: o pensamento de Lélia Gonzalez. Revista Estudos Feministas, v. 22, n. 3, p. 965-986, 2014.

CERTEAU. Michel de. Artes de fazer: a invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1998.

CHALHOUB, Sidney. Trabalho, Lar e Botequim, São Paulo: Brasiliense, 1986.

GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GLISSANT, Édouard. Introdução a uma poética da diversidade. Juiz de Fora: Editora Universidade Federal de Juiz de Fora, 2005.

GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo brasileiro, v. 92, n. 93, p. 69-82, 1988.

JÚNIOR, Luiz Rufino Rodrigues; JÚNIOR, José Carlos Teixeira; PASSOS, Mailsa Carla Pinto. Ambientes Polifônicos: Notas sobre as práticas musicais afrodiaspóricas e o cotidiano escolar. XVI ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO - UNICAMP - CAMPINAS – 2012. Disponível em:

https://d.docs.live.net/73b079800add885e/Área%20de%20Trabalho/Para%20p ublicação/Revista%20Periferia.docx. Acesso em 2 set. 2017.

LIMA, Márcia; RIOS, Flávia. Introdução. In: GONZALEZ, Lelia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

LUZ, Narcimária C. P. Revista da FAEEBA, Salvador, nº 12, jul./dez., 1999.

MACÊDO, Marluce de Lima. Intelectuais Negros, Memória e Diálogos para uma Educação Antirracista: uma leitura de Abdias do Nascimento e Edison Carneiro.

fl. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2013.

MACÊDO, Roberto Sidnei. A etnopesquisa crítica e multirreferencial nas ciências humanas e na educação. 1º ed. Salvador: Editora EDUFBA, 2004.

MATTOS, Wilson Roberto de. Valores civilizatórios afro-brasileiros na elaboração de currículos escolares – ensaiando pressupostos. In: RAMOS, Marise Nogueira; ADÃO, Jorge Manoel; BARROS, Graciete Maria Nascimento (coord.). Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2003.

MEIHY, José Carlos Sebe; HOLANDA, Fabíola. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.

NÓVOA, António. Vidas de Professores. 2. ed. Portugal: Editora Porto, 2000.

SAID, Edward. Representações do intelectual: as Conferências Reith de 1993. Tradução: Milton Hatoum. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

SANTOS, Joel Rufino dos. Épuras do social: Como podem os intelectuais trabalhar para os pobres. São Paulo: Global Editora, 2014.

SCOTT, Joan. Experiência. In: DA SILVA, Alcione Leite; LAGO, Maria Coelho de Souza; RAMOS, Tânia Regina Oliveira. Falas de gênero: Teorias, análises, leituras. Florianópolis: Editora Mulheres, 1999.

SODRÉ, Muniz. O Terreiro e a Cidade: a forma social negro-brasileira. Petrópolis: Editora Vozes, 1988.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: a história oral. Tradução Lólio Lourenço de Oliveira Rio de janeiro: Paz e Terra, 2002.

Downloads

Publicado

2023-03-10

Como Citar

Santos, L. G. S. da S. G. (2023). NOTAS DE UMA PESQUISA COM INTELECTUAIS NEGROS(AS) DA ASSOCIAÇÃO DE PESQUISADORES(AS) NEGROS(AS) DA BAHIA/APNB: “amefricanizando” experiências em um “xirê” epistêmico decolonial. Periferia, 15, e66626. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.66626

Edição

Seção

Artigos