CONTRIBUIÇÕES DO REGISTRO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE AUTOAVALIAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.66012

Palavras-chave:

Registro docente, Educação infantil, Práticas Pedagógicas, Avaliação

Resumo

A partir das inquietações de docente em turma de Educação Infantil sobre as multifaces do processo de avaliação com ênfase na documentação pedagógica, e tendo como dimensão as peculiaridades e as atribuições legais docentes da primeira etapa da Educação Básica (DCNEI-2009 / LDBEN 9.394/96); busca-se neste artigo evidenciar como o registro docente pode contribuir para uma autoavaliação da prática pedagógica. Ainda se tem como proposta do trabalho, elucidar a relevância da documentação pedagógica, entre elas o registro docente, como material de apoio, comunicação, memória do cotidiano das infâncias e revisitação para construção de novos saberes e fazeres na Educação Infantil. Na elaboração deste artigo, foi feita a fundamentação numa abordagem qualitativa, com análises documentais e tendo como objeto de estudos o caderno de observações diárias da turma de 2 anos de uma instituição de ensino público de Educação Infantil da rede municipal de Magé-RJ. Para dialogar neste artigo, versaremos com as contribuições de Gonçalves e Mendes (2018), Marques e Almeida (2011), Ostetto (2015), Rinaldi (2012), além também dos documentos oficiais da Educação Brasileira e em lócus da Educação Infantil (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 e Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil nº5/17 de dezembro de 2009), respectivamente. Após análise e debates sobre a temática em questão, conclui-se que, a documentação pedagógica legitima a prática docente na Educação Infantil e possibilita uma compreensão dos processos e traz um repensar e refazer diário das ações e avaliações a serem seguidas.

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Publicado

2022-03-24

Como Citar

Ardila, R. A., Lisbôa, J. A. R. de, & Alencar, N. A. R. (2022). CONTRIBUIÇÕES DO REGISTRO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE AUTOAVALIAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Periferia, 13(3), 39–53. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.66012