O BRINCAR E A EXPERIÊNCIA CULTURAL NUMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O despertar da festa junina a partir da copa do mundo
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63516Palavras-chave:
Festa junina, educação infantil, manifestações culturais, brincadeira e interação.Resumo
Nas últimas décadas, a educação infantil foi palco de grandes conquistas em vários campos, como nas reconfigurações acerca da infância e do desenvolvimento infantil, das políticas públicas e da legislação educacional. Este estudo teve por objetivo identificar as experiências e as situações de aprendizagens significativas, em relação a uma manifestação cultural tradicional brasileira, a partir dos movimentos das crianças e através do olhar sensível e observador das professoras. Foi resultado de uma pesquisa de campo que ocorreu em uma instituição de Educação Infantil da rede pública de Fortaleza-CE. As professoras, após observarem o interesse das crianças em álbuns de figurinhas da Copa do Mundo, organizaram atividades sobre a festa junina, articulando as origens dos elementos desta festa com os países participantes deste campeonato mundial. As atividades propostas, através das observações e da sensibilidade das professoras em atender as demandas da turma, respeitaram os direitos de aprendizagem da criança, como também os princípios éticos, políticos e estéticos da Educação Infantil.
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