O BRINCAR E A EXPERIÊNCIA CULTURAL NUMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O despertar da festa junina a partir da copa do mundo

Autores

  • Silvia Cristina Costa Gomes UFC
  • Alexandre Santiago da Costa UFC

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63516

Palavras-chave:

Festa junina, educação infantil, manifestações culturais, brincadeira e interação.

Resumo

Nas últimas décadas, a educação infantil foi palco de grandes conquistas em vários campos, como nas reconfigurações acerca da infância e do desenvolvimento infantil, das políticas públicas e da legislação educacional. Este estudo teve por objetivo identificar as experiências e as situações de aprendizagens significativas, em relação a uma manifestação cultural tradicional brasileira, a partir dos movimentos das crianças e através do olhar sensível e observador das professoras. Foi resultado de uma pesquisa de campo que ocorreu em uma instituição de Educação Infantil da rede pública de Fortaleza-CE. As professoras, após observarem o interesse das crianças em álbuns de figurinhas da Copa do Mundo, organizaram atividades sobre a festa junina, articulando as origens dos elementos desta festa com os países participantes deste campeonato mundial. As atividades propostas, através das observações e da sensibilidade das professoras em atender as demandas da turma, respeitaram os direitos de aprendizagem da criança, como também os princípios éticos, políticos e estéticos da Educação Infantil.

Biografia do Autor

Silvia Cristina Costa Gomes, UFC

1 Pedagoga, formada pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Atualmente é Professora de Educação Infantil e faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ludicidade e Educação (GEPEL-UFC). Email: siltinac@hotmail.com

Alexandre Santiago da Costa, UFC

2 Pedagogo e Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Educação Brasileira pela UFC (2017) e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005). Atualmente, coordena o GEPEL-UFC e atua principalmente nos seguintes temas: escola, currículo, cultura, arte e ludicidade e educação infantil. Email: santiagoalexandre@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2022-03-24

Como Citar

Gomes, S. C. C., & Costa, A. S. da. (2022). O BRINCAR E A EXPERIÊNCIA CULTURAL NUMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O despertar da festa junina a partir da copa do mundo. Periferia, 13(3), 177–193. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63516