Docência na creche: contradições e enfrentamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63515

Palavras-chave:

função docente, creche, identidade, formação, educar e cuidar

Resumo

Este artigo tem como foco a discussão sobre como as pesquisas da área de educação vêm tratando as funções docentes nas creches do país. Resulta de um levantamento de trabalhos (teses, dissertações e artigos publicados em revistas e em anais de congresso) produzidos entre os anos de 2015 e 2021, que objetivou identificar questões referentes à identidade, formação docente (inicial e continuada) e à relação entre educação e cuidado, entendendo que essas três categorias podem revelar como a área vem trabalhando com a existência de diferentes profissionais, com e sem formação específica, responsáveis por garantir o direito à educação de bebês e crianças pequenas em  instituições educacionais. Adotou-se as três etapas iniciais do Estado do Conhecimento (MOROSINI, KOHLS-SANTOS, BITTENCOURT, 2021), como metodologia e, em complementaridade, recorreu-se a um levantamento de dados educacionais no Censo Escolar 2020 para apresentar um perfil dessas profissionais. Como resultado, identifica-se que a temática aqui abordada não é focalizada na maioria dos estudos. Embora haja significativo número de trabalhos que indiquem a coexistência de profissionais sob diferentes cargos atuando na educação infantil, estes não problematizam aspectos como: possível hierarquização do trabalho pedagógico, divisão de tarefas, consequências para as crianças; clima escolar; valorização das autoimagens profissionais etc. São poucos os trabalhos que tratam explicitamente da coexistência, no mesmo ambiente, de docentes e outras profissionais “não docentes”, evidenciando assim, a necessidade de mais estudos nesse campo, a fim de ampliar a visibilidade e reconhecimento do trabalho desenvolvido junto a crianças bem pequenas, em creches.


Biografia do Autor

Ana Paula Santiago do Nascimento, Universidade Federal de São Paulo- Programa de Pós-Graduação em Educação; Núcleo de Educação Infantil- Escola Paulistinha de Educação

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2004), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2012) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2019). Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Núcleo de Núcleo de Educação Infantil- Escola Paulistinha de Educação, ambos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

Claudia Meire Rodrigues, Prefeitura de São José dos Campos; Faculdade Anhanguera

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidad Columbia Del Paraguay (2018) título reconhecido no Brasil pela Universidade Católica de Petrópolis (2021). Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté UNITAU (2014). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá e graduação em Letras-Espanhol pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialização em Psicopedagogia. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de São José dos Campos - SP na Educação Infantil, na Faculdade Anhanguera no Curso de Pedagogia e na Pós-graduação em Psicopedagogia na UNIVAP.

Dilma Antunes Silva, Universidade Federal de São Paulo Núcleo de Educação Infantil- Escola Paulistinha de Educação

Graduação em Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes (2009), Mestrado (2015) e Doutorado (2020), em Educação (Psicologia da Educação), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo . Docente do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT), no Núcleo de Educação Infantil- Escola Paulistinha de Educação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

 

Downloads

Publicado

2022-03-24

Como Citar

Nascimento, A. P. S. do, Rodrigues, C. M., & Silva, D. A. (2022). Docência na creche: contradições e enfrentamentos. Periferia, 13(3), 96–121. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63515