O BRINCAR DO QUINTAL E DO TERREIRO: Possibilidades da BNCC para a ERER na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63316Palavras-chave:
Educação infantil - BNCC -Educação antirracistaResumo
Este artigo trata-se de uma reflexão acerca da educação antirracista e tem por objetivo propor possibilidades de ações que relacionem os campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular para educação infantil (BNCC) e a Educação para as Relações Étnico-raciais (ERER). Partiremos de um recorte etário que compreende a fase entre os 4 anos e os 5 anos e 11 meses, identificados na BNCC como crianças pequenas. A metodologia empregada foi a de análise documental da Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil e dos apontamentos das Leis 10.639/03 e 11.645/08 para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e indígena na educação básica. Também foram consultados os registros e experiências docente vivenciados pela autora em turmas de educação infantil, onde atua desde o ano de 2019, na rede municipal de Niterói. Concluiu-se que a articulação entre os campos de experiências da BNCC para a educação infantil e o ensino das relações étnico raciais não só é possível como de extrema relevância na implementação de uma educação antirracista.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).