O BRINCAR DO QUINTAL E DO TERREIRO: Possibilidades da BNCC para a ERER na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63316

Palavras-chave:

Educação infantil - BNCC -Educação antirracista

Resumo

Este artigo trata-se de uma reflexão acerca da educação antirracista e tem por objetivo propor possibilidades de ações que relacionem os campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular para educação infantil (BNCC) e a Educação para as Relações Étnico-raciais (ERER). Partiremos de um recorte etário que compreende a fase entre os 4 anos e os 5 anos e 11 meses, identificados na BNCC como crianças pequenas. A metodologia empregada foi a de análise documental da Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil e dos apontamentos das Leis 10.639/03 e 11.645/08 para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e indígena na educação básica. Também foram consultados os registros e experiências docente vivenciados pela autora em turmas de educação infantil, onde atua desde o ano de 2019, na rede municipal de Niterói. Concluiu-se que a articulação entre os campos de experiências da BNCC para a educação infantil e o ensino das relações étnico raciais não só é possível como de extrema relevância na implementação de uma educação antirracista.

Biografia do Autor

Débora Magalhães França

Professora de educação infantil na Prefeitura Municipal de Niterói. Mestre em Educação, cultura e comunicação em periferias urbanas (FEBF/UERJ). Formada em Letras português-hebraico (UFRJ) e em Licenciatura Plena em pedagogia (FEBF/UERJ).

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Publicado

2022-03-24

Como Citar

França, D. M. (2022). O BRINCAR DO QUINTAL E DO TERREIRO: Possibilidades da BNCC para a ERER na educação infantil. Periferia, 13(3), 140–154. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63316