Expressão corporal e ludicidade na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63284

Palavras-chave:

expressão corporal, brincar, primeira infância, narração de histórias, educação infantil

Resumo

Este artigo trata do entrecruzamento dos universos da primeira infância, do brincar e da expressão corporal, buscando contribuir para a reflexão a respeito da dimensão lúdico-corporal nas práticas pedagógicas voltadas para essa faixa educacional. Serão abordados aspectos metodológicos e práticos, especificamente voltados para o trabalho com crianças de 3 a 5 anos de idade, que articulam artes e fazeres integrados, como a expressão corporal, a brincadeira, e a contação de histórias. De forma mais detalhada e aprofundada, trataremos dos seguintes tópicos: a dimensão lúdico-corporal na primeira infância; a análise de práticas de sensibilização e de criação em atividades lúdico-corporais; o planejamento de atividades lúdico-corporais (criação de roteiros, estabelecimento de ritmos para a atividade, uso dos espaços etc.); as possibilidades criativas no trabalho com histórias curtas, tendo a expressão corporal como uma de suas principais linguagens; e a integração das contribuições criativas das crianças, de modo que estas sejam tratadas sujeitos ativos nas atividades das quais participam. 

Biografia do Autor

Tamara Grigorowitschs, Lycée Français de Montevideo (Lycée français Jules-Supervielle)

2021Docente. Lycée Français de Montevideo (Lycée français Jules-Supervielle), Montevideo, Uruguai.2016-2019Artista e educadora autônoma - Sesc São Paulo, Sesc Campinas, Sesc Jundiaí, Sesc Osasco.2016Educadora. Casa do Migrante - Centro de estudos migratórios.2015Educadora. ADUS - Instituto de Reintegração do Refugiado.2013-2014Tradutora autônoma: português - alemão.2012Doutorado em Sociologia. 
Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH - USP, Brasil. 
com período sanduíche em HUMBOLDT-UNIVERSITÄT ZU BERLIN (Orientador: Prof. Dr. Wilfried Nippel). 
Título: Sociologia, História e Sociologia Histórica: Uma análise dos escritos de Max Weber sobre a Antigüidade, Ano de obtenção: 2012. 
Orientador: Prof. Dr. Fernando Antonio Pinheiro Filho. 
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. 2004 - 2007Mestrado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. 
Título: Jogo, processos de socialização e mimese. Uma análise sociológica do jogar infantil coletivo no recreio escolar e suas relações de gênero.,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Cláudia Pereira Vianna.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. 2005 - 2006Mestrado em Sociologia. 
Universität Freiburg, UNI FREIBURG, Alemanha. 
Título: Jogo, processos de socialização e mimese.,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Baldo Blinkert.1997 - 2001Graduação em ciencias sociais. 
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-03-24

Como Citar

Grigorowitschs, T. (2022). Expressão corporal e ludicidade na educação infantil. Periferia, 13(3), 194–210. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63284