A EDUCAÇÃO INFANTIL PARA ALÉM DA ESCOLARIZAÇÃO PRECOCE: uma revisão sobre o tempo-espaço na escola a partir da inserção de livros didáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63129

Palavras-chave:

educação Infantil, livro didático, BNCC, escolarização precoce

Resumo

O presente estudo, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental - focada em leis e documentos nacionais que regulam a Educação Infantil, a partir de 1996 – tem como principal objetivo questionar o foco na escolarização precoce dos alunos da Educação Infantil, principalmente na faixa-etária de 5 anos, a partir da inserção de livros didáticos voltados para esta etapa. Para tanto, com o intuito de exemplificar a temática desenvolvida na pesquisa, coloca-se em evidência uma ação do governo de inserir livros didáticos na educação infantil. Assim, questiona-se o tempo presente a partir de instrumentos de análise que permitem tensionar as práticas pedagógicas instituídas na fase final da Educação Infantil. Contudo, as considerações apontadas na pesquisa convergem para a necessidade de maior aprofundamento na temática sobre os efeitos do uso do livro didático e de práticas voltadas para a antecipação de conteúdos em classes de educação infantil, no sentido de avaliar de que forma a qualidade do tempo-espaço oferecida às crianças na escola poderá ser afetada.

Biografia do Autor

Vivian Ventura Tomé Pedro, Universidade Católica de Petrópolis

Vivian Ventura Tomé Pedro

Universidade Católica de Petropólis 

Mestranda em Educação

Cíntia Chung Marques Correa, Universidade Católica de Petrópolis

Cintia Chung Marques Correa

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Petrópolis.

Coordenadora e professora do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Petrópolis.

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Publicado

2022-03-24

Como Citar

Pedro, V. V. T., & Correa, C. C. M. (2022). A EDUCAÇÃO INFANTIL PARA ALÉM DA ESCOLARIZAÇÃO PRECOCE: uma revisão sobre o tempo-espaço na escola a partir da inserção de livros didáticos. Periferia, 13(3), 122–139. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63129