A EDUCAÇÃO INFANTIL PARA ALÉM DA ESCOLARIZAÇÃO PRECOCE: uma revisão sobre o tempo-espaço na escola a partir da inserção de livros didáticos

Vivian Ventura Tomé Pedro, Cíntia Chung Marques Correa

Resumo


O presente estudo, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental - focada em leis e documentos nacionais que regulam a Educação Infantil, a partir de 1996 – tem como principal objetivo questionar o foco na escolarização precoce dos alunos da Educação Infantil, principalmente na faixa-etária de 5 anos, a partir da inserção de livros didáticos voltados para esta etapa. Para tanto, com o intuito de exemplificar a temática desenvolvida na pesquisa, coloca-se em evidência uma ação do governo de inserir livros didáticos na educação infantil. Assim, questiona-se o tempo presente a partir de instrumentos de análise que permitem tensionar as práticas pedagógicas instituídas na fase final da Educação Infantil. Contudo, as considerações apontadas na pesquisa convergem para a necessidade de maior aprofundamento na temática sobre os efeitos do uso do livro didático e de práticas voltadas para a antecipação de conteúdos em classes de educação infantil, no sentido de avaliar de que forma a qualidade do tempo-espaço oferecida às crianças na escola poderá ser afetada.


Palavras-chave


educação Infantil; livro didático; BNCC; escolarização precoce

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DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63129

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Revista Periferia, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ - ISSN: 1984-9540