O ESTADO DO CONHECIMENTO A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA DE REGGIO EMILIA PARA A PRODUÇÃO CIÊNTÍFICA BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.62951

Palavras-chave:

Estado do conhecimento. Educação da infância. Reggio Emilia.

Resumo

O estudo tem como objetivo apresentar o estado do conhecimento para entender quais as contribuições da abordagem de educação da infância de Reggio Emilia para a produção científica brasileira. A pesquisa realizada no portal de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no mês de dezembro de 2020, traz os estudos realizados sobre a temática no Brasil. Destaca-se que há um movimento de pesquisa em relação à temática, porém ainda há pouca quantidade de teses relacionadas ao tema proposto. Observa-se que os trabalhos trazem os relatos de estudos e aproximação realizados por alguns dos pesquisadores em Reggio Emilia, outros trazem o diferencial dessa abordagem, o porquê lá existe determinadas práticas importantes para o desenvolvimento infantil e o diferencial presente na organização da sociedade, na forma de se relacionar, participar e na escuta sensível que faz com que essa abordagem seja referência mundial de educação da infância.  

Biografia do Autor

Adriane Graeff, URI Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (2014). Especialização, Pós-Graduação em Gestão Escolar pelo IFFar Instituto Federal Farroupilha campus Panambi (2016). Língua Espanhola pelo IFsul Instituto Federal Sul Rio-Grandense. Professora de Anos iniciais e Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Condor (2015-2018). Atualmente é Professora da Prefeitura Municipal de Panambi, na função de Coordenadora Pedagógica na Escola Municipal de Educação Infantil Primeiros Passos, atuando 20 horas semanais. Tem experiência na área de Educação Infantil. Pesquisa na área de Educação Infantil. Atualmente cursando MESTRADO em EDUCAÇÃO na URI Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, com pesquisa na área de Educação Infantil.

Arnaldo Nogaro, URI- Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Possui Mestrado em Antropologia Filosófica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e graduação em Filosofia pela Faculdade Filosofia Imaculada Conceição (1987). Tem experiência na área de Filosofia, Antropologia Filosófica, Formação de Professores e Filosofia da Educação com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, educação escolar, aprendizagem, docência universitária e formação docente. Foi Pró-Reitor de Ensino da URI de 2016-2018. É Reitor da URI para a Gestão 2018-2022 e professor titular dos cursos de graduação e pós-graduação do Câmpus de Erechim e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - do Câmpus de Frederico Westphalen. Membro do Conselho Editorial das Revistas Educação (UFSM), Perspectiva (URI- Erechim) , Cataventos (UNICRUZ - Cruz Alta) e Revista Eletrônica Vivências (URI). Atuou como Avaliador Institucional e de Cursos do INEP, conforme Portaria do MEC n 1.751, de 27 de outubro de 2006 até 2018. Líder do grupo de pesquisa Ética, Educação e formação de professores, certificado pelo CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - NEPPES . Autor dos livros: Teoria e saberes docentes (Edifapes, 2002), Primeira Infância: espaço e tempo de educar na aurora da vida (Edifapes, 2012) e Professor reflexivo: prática emancipatória? (CRV, 2015); As TICS nos labirintos da prática educativa (CRV, 2016); Neurociência Cognitiva para educadores: aprendizagem e prática docente no século XXI (CRV, 2016), Acolhimento da criança de 3 a 5 anos na Escola de Educação Infantil (CRV, 2017). Entre o poder e a submissão: competências e marcos legais para a formação de professores que ensinam matemática no Brasil (CRV, 2018). Kant e a educação em diálogo permanente (CRV, 2018). Primeiros Passos na docência: horizontes, vozes, sentimentos e emoções (2021).

Downloads

Publicado

2022-03-24

Como Citar

Graeff, A., & Nogaro, A. (2022). O ESTADO DO CONHECIMENTO A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA DE REGGIO EMILIA PARA A PRODUÇÃO CIÊNTÍFICA BRASILEIRA. Periferia, 13(3), 279–302. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.62951